Vítimas denunciam homem que aplica golpes de estelionato em Curitiba e região

A assistente comercial Carla*, que mora em Curitiba, e o empresário José*, que reside em Bocaiúva do Sul, afirmam que são vítimas de um estelionatário. O acusado é conhecido como Genilton.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Carla relata que sofreu o golpe em 2021, mas descobriu somente neste ano. Na época, ela precisava de um profissional para fazer o Imposto de Renda. Um amigo de seu pai indicou Genilton. Ela entrou em contato com o homem e ele disse que faria o serviço.

Segundo ela, Genilton chegou a enviar os comprovantes do imposto e informou que estava tudo finalizado. Entretanto, por volta de março deste ano, Carla recebeu uma multa e notificação, afirmando que ela não havia pago o documento de 2021.

A vítima explica que achou estranho e entrou em contato com Genilton. O homem disse que havia feito a declaração, alegou que a multa era referente a outra coisa e que deveria ser paga. Acreditando na história, Carla enviou o dinheiro para ele regularizar a situação dela.

A consultora conta que, depois do ocorrido, ficou desconfiada e começou a acompanhar o status do pagamento. Após alguns dias, Carla viu que a multa ainda não estava paga. Ela diz que começou a entrar em contato com o homem, mas ele passou a não atender e dizer que estava viajando.

Foi quando Carla pesquisou o nome de Genilton em buscas de internet e descobriu que ele havia sido preso em 2010, por estelionato.

Indignada, a consultora encontrou a ex-mulher de Genilton. Segundo ela, a própria ex-esposa do homem disse que Carla era a décima pessoa que ligava em busca dele somente naquela semana.

Sem receber o dinheiro de volta, a consultora fez um boletim de ocorrência na Delegacia de Estelionato de Curitiba.

Outro caso é de José, que tem uma empresa em Bocaiúva do Sul. Ele conta que há cerca de um ano, Genilton se apresentou como consultor. Confiando no trabalho dele, José fez um depósito de R$ 14 mil.

No entanto, após receber o dinheiro, o suspeito não realizou o serviço e não compareceu mais à empresa. O empresário ligou pedindo a devolução do dinheiro, o que ainda não aconteceu.

Após conversar com Carla e descobrir que haviam passado pela mesma situação, José fez um boletim de ocorrência neste mês.

As vítimas alegam que Genilton usa diferentes profissões. Nas áreas rurais ele se apresenta como vendedor de máquinas agrícolas. Em Curitiba e região, ele diz que é advogado, contador e empresário.

Entre as acusações, os entrevistados dizem que Genilton abre contas em nome dos filhos, que são menores de idade. Eles revelam que todos os depósitos foram feitos em nome da filha do suspeito, que se apresenta como influencer e conta com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais.

Em nota, a Polícia Civil informou que está apurando a situação e investigando as denúncias.

*As vítimas preferem não ter o nome verdadeiro revelado.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.