Empresas buscam melhorar qualidade de vida dos colaboradores com apoio do Sesi Paraná

As empresas paranaenses estão cada vez mais preocupadas com saúde mental dos funcionários. Setores de recursos humanos descobriram que criar programas de bem estar faz bem tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.

Foto: Reprodução/Rede Massa

Pensando nisso, o Sesi Paraná oferece consultoria que ajuda empresários a cuidar das pessoas e percebem que, na maioria dos casos, a produtividade tem aumentado.

Uma indústria de Curitiba, por exemplo, Uma indústria de Curitiba, por exemplo, abriu um canal de diálogo direto com os colaboradores, para que sejam ativos nas melhorias que impactam o seu dia a dia. Isso colabora para o comprometimento, engajamento e também para a satisfação de contribuir, ajudando até mesmo na saúde mental de todos.

O diretor industrial Eduardo Erbe também percebe que há mudanças para os dois lados. “Essas ações que eles mesmos sugerem trazem enormes benefícios para a empresa, mas principalmente para eles porque traz mais liberdade no processo e na forma como conduzem as atividades na empresa”, avalia.

O programa de cartões de ideias é apenas uma das ações que a indústria implementou para melhorar a qualidade de vida dos colabores. Eles ainda têm ginástica laboral com foco em saúde mental para todos os 250 funcionários e incentivam os trabalhadores a praticarem atividade física.

As ações para melhoria da qualidade de vida e saúde mental dos colaboradores foram intensificados há cinco anos. O ponto de partida foi o apoio oferecido pelo Sesi Paraná, que estimulou a fábrica a participar de vários programas de incentivo à saúde, esporte, lazer e cultura.

O gerente de Recurso Humanos Ari Souza detalha a importância da parceria com o Sesi Paraná e os benefícios que ela trouxe para o ambiente corporativo. “Nós temos uma aceitação muito grande nas pesquisas de clima, o Sesi traz uma visão muito humana para a indústria, esse olho no olho e essa proximidade, temos aprendido muito com isso”, comenta.

Dados da Previdência Social comprovam que a saúde mental é a terceira maior causa de afastamento do trabalho. A situação ficou ainda mais complicada depois da pandemia do coronavírus. Atento a essa questão, o Sesi Paraná tem investido em iniciativas para promover a saúde mental na indústria, com programas personalizados de acordo com a realidade de cada empresa.

A consultora de negócios do Sesi Paraná, Kátia de Souza, considera que a promoção de um ambiente de trabalho acolhedor e que entende a diversidade ajuda a promover o desenvolvimento e o reconhecimento das empresas. “As empresas que nós já atendemos percebem a redução de afastamento, percebem que esse trabalhador vê mais sentido no seu trabalho, valoriza e procura permanecer nessa indústria e também apoia mais os colegas”, pontua.

As indústrias que quiserem implementar os programas desenvolvidos pelo Sesi podem buscar mais informações no site do Sesi Paraná, nas redes sociais ou presencialmente nas unidades do Sesi nas cidades.

Colaboração Thayse Leonardi/Rede Massa.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.