Facções criminosas que agem dos presídios são alvo do Gaeco

Somente no Paraná, 28 mandados são cumpridos em diversas cidades, incluindo em Curitiba e região metropolitana.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MPPR) está nas ruas nesta quarta-feira (10) para combater facções criminosas que agem de dentro dos presídios do estado. A operação integra uma ação nacional de combate a organizações criminosas com participação no tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros crimes.

faccoes-criminosas-presidios-gaeco
Foto: Divulgação/MPPR

A operação acontece simultaneamente em 13 estados e é coordenada pelo Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC) – unidade do Ministério Público brasileiro. Somente no Paraná, são 25 mandados de busca e apreensão e três de prisão.

Gaeco combate facções criminosas que agem dos presídios

O objetivo da operação é combater facções criminosas violentas que atuam nas ruas e a partir dos presídios brasileiros. A ação também busca prender integrantes dos grupos e coletar provas dos crimes apurados em investigações do Ministério Público brasileiro.

Pelo Gaeco do Paraná, os mandados de prisão são cumpridos em Curitiba, Região Metropolitana e Paranaguá. Os de busca e apreensão são executados em presídios de Londrina (6), Curitiba (1), Foz do Iguaçu (1) e São Vicente, no estado de São Paulo (1).

Os demais são cumpridos em residências relacionadas aos investigados em Londrina (4), Curitiba (2), Campina Grande do Sul (2), São Sebastião da Amoreira (2), Bandeirantes (2), Paranaguá (1), Palmas (1), Rolândia (1) e Umuarama (1).

Dos 25 mandados no Paraná, 16 decorrem de investigações próprias conduzidas pelo Núcleo de Londrina do Gaeco no âmbito na Operação Chorbus.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.