Fazenda Rio Grande dobra de tamanho na última década e atrai investidores

O município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, foi o que mais cresceu em percentual de habitantes no Paraná, comparando os Censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 e 2022, com uma elevação de 104,8%.

Foto: Eliel de Ramos

Em números absolutos, o contingente saltou de 81.687 habitantes, no levantamento demográfico de 2010, para 167.315, no apontamento divulgado em dezembro do ano passado pelo instituto.

Em números absolutos, o crescimento populacional registrado por Fazenda Rio Grande foi de 85.628 pessoas, o terceiro maior do Estado, atrás apenas da capital, Curitiba, que teve um acréscimo de 124.893 moradores e de Maringá, com 97.029 novos habitantes no período pesquisado pelo IBGE.

Desenvolvimento em Fazenda Rio Grande atrai investidores

Por trás desses números que refletem uma cidade empreendedora, com 33 anos de emancipação, está a INDESPAR, uma empresa que atua no desenvolvimento imobiliário, na incorporação de empreendimentos e na participação em investimentos, com um DNA voltado para impulsionar a expansão coordenada da cidade.

“Os três pilares dos projetos encampados pela INDESPAR são analisar se as propostas são boas para o mercado, sustentáveis para o município e viáveis para o investidor”, afirma o diretor-geral da INDESPAR, Gastão Gonchorovski. Com essas respostas em mãos, a empresa avaliza o projeto, o que possibilita um crescimento ordenado do município.

Nascido na cidade, Gastão acompanha Fazenda Rio Grande ao longo das décadas e viu o Parque Industrial da cidade surgir, nos anos 90. “Atualmente, observamos um aumento de arrecadação de impostos municipais na ordem de 30% ao ano. Ou seja, tem mais gente trazendo seus negócios para cá e esse acréscimo naturalmente atrai o interesse de novos investidores”, acrescenta o diretor-geral.

Com ares de agência de desenvolvimento, mas com os pés fincados no setor privado, a empresa concentra informações de grande valor para quem pretende investir na cidade, como números atualizados do município, informações a respeito de zoneamento urbano e uma série de dados econômicos.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.