Tornado em Guarapuava? Tempestade assusta moradores; entenda

Imagens registradas por moradores de Guarapuava, na região centro-sul do Paraná, mostram o estrago provocado pela tempestade que atingiu a cidade na tarde desta terça-feira (17). Com o vento formando uma espécie de ‘redemoinho’, algumas pessoas cogitaram que a cidade teria sido atingida por um tornado, mas o Simepar esclarece que o fenômeno visto no município tem outro nome: gustnado.

Foto: Reprodução

“Aparentemente está associado a frente de rajada, não a tempestade em si. Neste caso seria classificado como Gustnado. Mas causa ventos fortes também, como mostra o vídeo”, destaca o Simepar, em nota. “Ângulo do vídeo não deixa muito claro se está ligado a tempestade, mas normalmente os tornados em si costumam trazer situações bem piores”, complementa.

De acordo com o Instituto, as rajadas de vento durante a tarde passaram dos 33 quilômetros por hora na estação meteorológica instalada na cidade. Foram registrados pontos de alagamentos, quedas de árvores e destelhamentos. O Corpo de Bombeiros trabalha distribuindo lonas e fazendo o corte das árvores. Os bairros Batel e Boqueirão foram os mais atingidos, conforme os bombeiros.

A tempestade também deixou danos no campus Santa Cruz da Unicentro. O vento quebrou vidros e a estrutura de toldos que liga os blocos da universidade desabou com a força dos ventos. O telhado do antigo Restaurante Universitário também foi afetado, segundo o portal Rede Sul de Notícias.

Tornado ou gustnado?

Segundo o Simepar, o fenômeno observado em Guarapuava assemelha-se a um gustnado, fenômeno que normalmente dura poucos minutos. O gustnado é um redemoinho de vento é formado por fortes rajadas de ar levadas por nuvens de tempestade.

Por outro lado, o tornado é uma coluna de ventos giratória que toca o solo em formato de funil. Os ventos podem passar dos 110 km/h e, em alguns casos, ultrapassam até mesmo os 500 km/h, fenômeno ainda mais devastador do que o gustnado.

Previsão do tempo para Guarapuava

Conforme o Simepar, ainda há previsão de chuva para os próximos dias em Guarapuava. A previsão é de temporais isolados pelo menos até a próxima sexta-feira (20), com possibilidade de sol apenas no sábado.

As temperaturas não passam dos 26°C, de acordo com o Simepar. Veja abaixo as mínimas e máximas previstas pelo Instituto para os próximos dias:

  • quarta-feira (18/01): 18°C – 25°C
  • quinta-feira (19/01): 17°C – 26°C
  • sexta-feira (20/01): 17°C – 25°C
  • sábado (21/01): 16°C – 24°C
  • domingo (22/01): 17°C – 26°C
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.