IBGE começa teste para Censo 2022 nesta quinta-feira em município do Paraná

Dando continuidade aos preparativos do Censo 2022, que ocorrerá nos meses de junho a agosto de 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará, durante todo o mês de novembro e parte do mês de dezembro, um teste nacional para verificar os sistemas de coleta, os equipamentos, a abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à covid-19 que serão utilizados no Censo 2022.

Foto: Prefeitura de Jardim Olinda

Foram escolhidas localidades (bairros, distritos, municípios ou comunidades), nas 27 unidades da federação, que serão percorridas por cerca de 250 recenseadores.

O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, participará do evento de lançamento do teste no município de Jardim Olinda, no Paraná. Já em São Paulo, o teste será no bairro Prosperidade, no município de São Caetano do Sul, com a presença do diretor de Pesquisas, Cimar Azeredo.

Haverá coleta tanto em bairros de capitais – como em Belo Horizonte (MG), Macapá (AP) e Salvador (BA) – quanto em localidades mais afastadas – como a comunidade ribeirinha de Novo Remanso, a 200 km de Manaus (AM), ou o município de Tigrinhos, a nove horas de carro de
Florianópolis (SC). Também estarão disponíveis para atender à mídia chefes de Unidades Estaduais do IBGE, os coordenadores técnicos do Censo e supervisores de comunicação nos estados.

Teste para o Censo 2022 no Paraná

No Paraná, o teste será realizado em Jardim Olinda, noroeste do Estado, a 540 quilômetros da capital. Serão 4 recenseadores percorrendo 4 setores censitários. Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta,
pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.

O evento de lançamento do teste de coleta do Censo 2022 aconteceu nesta quinta-feira (4), às 10 horas, na Câmara Municipal de Jardim Olinda, com a presença do presidente do IBGE, Eduardo Rios, o chefe do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, além de autoridades locais e gerentes
do IBGE no Paraná.

Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes do IBGE vão trabalhar seguindo todos os protocolos contra a Covid-19, como o uso de máscara e higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel.

Os recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um DMC de cor azul, semelhante a um
smartphone, para coleta das informações.

Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site ou do telefone 0800 721 8181.

Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.