Pela primeira vez, terminal do Porto de Paranaguá ultrapassa 1 milhão de unidades movimentadas

O Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá chegou à marca histórica de um milhão de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados antes mesmo do fim do ano. A marca foi registrada nesta terça-feira (30). A expectativa da TCP, empresa que administra o terminal, é fechar o ano com crescimento de 11,7% em relação ao ano passado (1,09 milhão de TEUs).

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Em 2020, o terminal movimentou, em doze meses, 983.383 TEUs. Essa nova conquista supera a marca do ano passado, que já havia sido histórica. “Essa marca nos coloca em um patamar mundial diferente. O Porto de Paranaguá passa a ser mais um dos poucos portos a atingirem essa movimentação”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

A conquista, segundo o executivo da empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina, gera uma atenção internacional de investidores e de clientes enxergando Paranaguá como opção. “Traz, além de credibilidade, mais oportunidade de investimentos e mais negócios, o que impulsiona a geração de emprego e renda para a região”, destaca.

Movimentações

Esta é a primeira vez que a marca é alcançada. Como explica o TCP, a quantidade é a soma de toda movimentação realizada entre os meses de janeiro a novembro. O principal destaque seria no segmento de exportação de cargas refrigeradas, já que o terminal é considerado a maior porta de saída de carnes congeladas do Brasil.

Segundo os dados da TCP, do total de cargas movimentadas nos 11 primeiros meses do ano, 57% corresponderam à exportação, com destaque para as carnes e demais congelados, e 42% à importação, protagonizados por bens de consumo e eletroeletrônicos. No período, a ferrovia movimentou 115.310 TEUS.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.