Pesquisadores analisam os impactos da pandemia no ensino superior

O primeiro dia do evento online “Retorno seguro às aulas presenciais. É possível?”, aconteceu nesta terça-feira (4). A atividade é promovida pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em parceria com a Comissão de Especialistas em Covid-19, Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e as universidades estaduais do Paraná.

Foto: Universidade Estadual de Maringá

A ação, que reúne 45 pesquisadores de diferentes áreas, tem o objetivo de debater e atualizar informações a respeito da covid-19, da eficácia das vacinas, dos protocolos de segurança para o retorno das aulas presenciais, além dos impactos sociais e educacionais da pandemia no Estado.

Durante a cerimônia de abertura, os reitores das sete universidades estaduais destacaram o empenho das instituições em mais de um ano de combate à pandemia, com medidas de prevenção, pesquisas científicas e ações afirmativas de apoio aos estudantes que não possuem acesso à internet e aparelhos eletrônicos, como telefones e notebooks.

“Esse debate é de fundamental importância para auxiliar, de maneira técnica e científica, as ações das universidades no que diz respeito ao calendário acadêmico”, disse o superintendente da Seti, Aldo Bona. “Guiados pelo grupo de especialistas e pela opinião dos pesquisadores, as instituições podem reorganizar a sua rotina acadêmica”.

Ele destacou também que o Governo do Estado, por meio de decreto, definiu que o retorno presencial das aulas nas universidades deve ser estabelecido pelo colegiado de curso de cada instituição, em respeito à autonomia universitária e às condições epidemiológicas de cada região.

Debate

Os dois primeiros painéis reuniram especialistas para dialogar sobre informações atualizadas a respeito da covid-19 e a eficácia das vacinas aplicadas no Brasil.

O professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Henrique Carnevalli, apresentou aspectos sociais e econômicos que foram influenciados e alterados em virtude da doença.

“A pandemia acentuou a fome de forma significativa, escancarando desigualdades que já existiam na nossa sociedade. Também tivemos o aumento de muitos casos de violência, principalmente a violência doméstica”, disse Carnevalli. “No aspecto educacional, o grande desafio foi o acesso à internet de forma igualitária e a utilização das novas tecnologias nas metodologias de ensino”.

Sobre os imunizantes, os participantes debateram a importância do avanço rápido da vacinação.

O total de paranaenses vacinados com as duas doses equivale a quase 10% da população do Estado, estimada pelo Ranking de Vacinação, e a 21% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários previstos no Plano Estadual de Vacinação contra a covid-19.

“As vacinas que foram liberadas pela Anvisa são seguras e eficazes, devemos confiar nos imunizantes que estão disponíveis no Brasil, tomando as duas doses necessárias”, alertou a professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Elisangela Gueiber Montes.

Na segunda etapa da programação, os assuntos escolhidos para as mesas de debate foram o retorno das aulas presenciais e os aspectos legais das restrições individuais impostas pelo isolamento social.

Programação

A programação do evento segue nesta quarta-feira (5) com quatro painéis virtuais sobre protocolos de segurança, novos modelo de educação pós-pandemia e programas e ações que foram desenvolvidos pelas universidades estaduais nesse período. O evento é transmitido ao vivo pelo canal no YouTube da Universidade Estadual de Londrina.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.