Liminar impede demolição do Autódromo Internacional de Pinhais

A Justiça decidiu suspender o processo de demolição do Autódromo Internacional de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A decisão veio em forma de liminar expedida pela Vara da Fazenda Pública da Comarca, que determinou que a empresa responsável por trazer abaixo a atual estrutura do terreno aguarde a conclusão do processo de tombamento por parte do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.

Foto: Reprodução

No início da manhã desta sexta-feira (17), algumas máquinas já estavam no local e quebraram parte da pista, mas as obras foram suspensas pela Bairru Urbanismo. Embora a empresa alegue não ter sido notificada oficialmente, eles optaram por suspender as máquinas. Ainda, a companhia vai recorrer da decisão judicial para seguir com o processo.

O Autódromo de Pinhais funciona desde a década de 1960 e está desativado desde o início do mês – a Bairru Urbanismos pretende construir um condomínio no local.

A liminar foi concedida porque, quando um imóvel é tomado pelo Patrimônio Histórico ou Cultural, algumas características precisam ser mantidas tais quais a construção original, o que não seria possível com a demolição da atual estrutura.

Segundo a Prefeitura de Pinhais, o projeto de transformar o autódromo em empreendimento imobiliário atende a preservação cultural e histórica, além de conciliar o interesse urbanístico do município.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.