Parque Vila Velha terá contemplação de estrelas neste sábado

A contemplação do céu estrelado é uma das atrações do Parque Vila Velha, nos Campos Gerais, que acontecerá neste sábado (19), a partir das 18h30.

Com a concessão do parque, a empresa Soul Parques promove atividades de ecoturismo e melhorias da Unidade de Conservação, que após o período de contrato, de 30 anos, ficarão para os paranaenses.

As atividades são orientadas por um profissional por meio do projeto Caminhadas Noturnas, promovido no local. O passeio é uma oportunidade de conhecer constelações na prática e fazer um trajeto único, desfrutando da paisagem dos arenitos de Ponta Grossa.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, lembra que a utilização das Unidades de Conservação do Estado para o turismo é acompanhada de ações de educação ambiental. “Buscamos promover o conceito do ‘quem usa cuida’, a fim de garantir lazer na natureza e promover o cuidado com o nosso patrimônio natural”, destaca.

“A Caminhada Noturna é um sucesso de visitação no parque. Quem participa conhece um outro Parque Vila Velha, pois é uma experiência completamente nova caminhar pelos Arenitos sob a luz do luar”, afirma o gestor da concessionária que administra o parque, Leandro Ribas.

Infraestrutura

Para atender os participantes da Caminhada Noturna o restaurante do parque ficará aberto até momentos antes do passeio, já que não é permitido o consumo de bebidas e alimentos durante a caminhada. O local também possui estacionamento pago para os visitantes. O passeio não é recomendado para crianças menores de 10 anos de idade.

A empresa informa, ainda, que é fundamental que o participante entre em contato com o parque até às 14 horas do dia da atividade para confirmar a realização, pelo telefone (42) 3122-4488, pois o evento depende das condições climáticas. Se chover o passeio será cancelado.

Caso o tempo esteja totalmente encoberto e impossibilite a visualização do céu pelo telescópio, as informações sobre os astros serão repassadas por meio de projeção no Centro de Visitantes.

Confira o cronograma do passeio:

18h30: Chegada dos participantes

19h: Saída do Centro de Visitantes

19h45: Início da trilha dos Arenitos

20h45: Chegada na Taça

21h15: Retorno ao Centro de Visitantes pelo asfalto

21h30: Início da observação pelo telescópio

22h30: Encerramento

Ingressos podem ser adquiridos no site do parque.

Informações da Agência Estadual de Notícias