Preço da gasolina deve subir 22 centavos a partir de junho

O preço da gasolina deve subir 22 centavos a partir do primeiro dia de junho, de acordo com o Paranapetro, sindicato que representa os postos de combustíveis do Paraná. O aumento no preço se deve ao novo cálculo do ICMS, que vai mudar para o regime monofásico com preço fixo em todo o Brasil.

preco-gasolina-junho-curitiba
Foto: Divulgação/Adobe Stock

De acordo com o sindicato, essa mudança vai impactar em R$ 0,22 o preço do litro da gasolina no Paraná. “Como se trata de imposto, a tendência é que as distribuidoras façam o repasse de forma imediata aos postos”, destaca nota oficial do Paranapetro.

Outro aumento de imposto está previsto para o dia 1º de julho. De acordo com o sindicato, o retorno da cobrança dos impostos federais PIS e Cofins deve elevar o valor do litro da gasolina em R$ 0,34, enquanto o preço do etanol deve subir até 22 centavos.

Distribuidoras notificadas sobre preço da gasolina

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) deve notificar distribuidoras de todo o Brasil por não terem repassado aos postos de combustíveis a redução no preço da gasolina após o fim do Preço de Paridade de Importação (PPI), anunciado pela Petrobras no último dia 16.

De acordo com a Senacon, essas empresas não efetivaram a “redução total” aos revendedores de combustíveis e, por isso, o valor mais baixo da gasolina não chegou até o consumidor final.

“Sempre buscando trazer transparência ao mercado, o Paranapetro reforça que os postos não podem comprar gasolina e diesel das refinarias – são obrigados a comprar das distribuidoras”, destaca o sindicato.

O Paranapetro reforça ainda que os postos usam os valores cobrados pelas distribuidoras para determinar o preço nas bombas “- e não podem ser apontados, portanto, como os responsáveis pela demora ou represamento das baixas, tampouco como pela agilidade das altas”.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.