Colônia Murici: um pedacinho da Polônia em São José dos Pinhais

A maior comunidade polonesa do Brasil está localizada a poucos minutos de Curitiba. A Colônia Murici fica às margens do rio Miringauva, a aproximadamente 14 quilômetros do centro de São José dos Pinhais, e oferece uma verdadeira viagem cultural.

Foto: Reprodução/Rede Massa

Fundada em 1878, a comunidade ainda preserva tradições seculares. Procedentes da Galícia e da Prússia Oriental (região da Cracóvia), cerca de 60 pessoas estabeleceram-se na Colônia que surgiu na terceira etapa da imigração polonesa do Paraná. Abriga também italianos vindos de Trento.

A beleza do local se destaca pela arquitetura da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, com suas pinturas internas. As danças típicas também são uma atração à parte, além das casas de tronco e os jazigos dos primeiros moradores da região no cemitério da comunidade.

Na culinária, não dá para ficar sem o tradicional pierogue, prato típico polonês que não pode faltar no restaurante. O café colonial com mais de 80 itens também é uma boa pedida: a torta de maça com receita polonesa é a sobremesa perfeita para matar o apetite.

O Museu da Imigração conta as origens da comunidade, com fotos das 20 primeiras famílias polonesas. Móveis, ferramentas e utensílios domésticos, tudo remonta ao final do século XIX.

Os moradores se dedicam à criação de aves, bovinos e suínos, e também à plantação de hortifrutis. A plantação de morangos, por exemplo, tem mais de 12 mil pés da fruta. As geleias e sucos são caseiros e produzidos pelos moradores da região.

Conheça a Colônia Murici na matéria do SBT Notícias Paraná:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.