Torneio de tênis reúne atletas cadeirantes e não cadeirantes na mesma competição

Entre os dias 29 de julho e 01 de agosto, será realizado o Class Series 1000, o Torneio Inclusivo de Tênis que reúne atletas cadeirantes e não cadeirantes na mesma competição. O evento, promovido pela ONG Universidade Livre do Esporte (UE), vai ser disputado na Associação Atlética Banco do Brasil, a partir das 9h. Os vencedores irão receber premiação e troféu.

Foto: Divulgação

Este é o primeiro Torneio de Tênis Inclusivo do ano. Em 2019, foram realizadas quatro competições que contaram com a participação de mais de 200 cadeirantes e andantes. O evento faz parte do calendário oficial da Federação Paranaense de Tênis. O movimento está crescendo e o objetivo da Universidade Livre do Esporte é levar o torneio para outras cidades do Estado.  

São sete paratletas na primeira etapa do torneio de tênis em cadeira de rodas. A modalidade é semelhante ao tênis convencional e segue as mesmas regras, mas com uma exceção: no tênis em cadeira de rodas, a bola pode dar dois quiques antes de ser rebatida e o segundo pode ser fora dos limites da quadra. O evento faz parte do calendário oficial da Federação Paranaense de Tênis.

Para Denise Mendonça, diretora administrativa da UE, a competição é um jogo sem distinção. “Eles (os cadeirantes) se recusam a aceitar qualquer outra vantagem, querem realmente jogar de igual para igual. O que nós percebemos é que toda essa autoconfiança, a autoestima, que eles têm, adquirida por meio do esporte, é transportada para outras etapas da vida. Isso é transformador e enriquecedor.” finaliza Denise.

Um dos paratletas da competição é Adriano Gonçalvez dos Santos, que veio de Maringá para treinar na UE. Em 2010, Adriano sofreu um acidente de carro e teve que amputar uma das pernas. Atleta apaixonado por futebol, ele descobriu que também tinha talento no tênis. Em 2015, participou da primeira competição internacional, a Copa Guga, onde foi vice-campeão. Para ele, os novos desafios serviram para mostrar que tudo é possível. “A limitação está na cabeça das pessoas. Todos temos que nos superar e nos reinventar.” comenta Adriano.

Adriano foi vice-campeão da Copa Guga, em 2015

Desde 1997, a ONG Universidade do Esporte, atua na inclusão de pessoas com deficiência física e/ou intelectual e na descoberta de talentos por meio do esporte.

A segunda etapa do Class Series 1000 será realizada entre os dias 05 e 08 de agosto, com a competição de tênis convencional que terá a participação de atletas do Special Tênis, categoria que abrange pessoas com sequelas neurológicas e/ou cognitivas.

Torneio Inclusivo de Tênis – Universidade Livre do Esporte

Datas e horários: 29 de julho a 01 de agosto, (categorias A, C e cadeirante) e do dia 05 de agosto a 08 de agosto (categorias B e Master ; a partir das 9h

Local: AABB – Associação Atlética Banco do Brasil – Av. Victor Ferreira do Amaral, 771 – Jardim Social , Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.