Torneio Regional de Robótica reúne estudantes de escolas públicas e particulares do Paraná

Nos dias 15 e 16 de março, 273 estudantes de escolas públicas e particulares de 27 cidades do Paraná participam da 9ª edição do Torneio Regional de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL), no Campus da Indústria do Sistema Fiep. 

Batizada de Cargo Connect, a temporada 2021/2022 da FLL vai desafiar 36 equipes, formadas por crianças e adolescentes de 9 e 16 anos, a pensarem em soluções viáveis para o futuro do transporte de cargas e logística no Brasil. 

Aplicando conceitos das áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), os participantes devem construir e programar robôs para completar missões pré-definidas dentro da arena de competições. As três  equipes melhores colocadas garantem vaga para a Etapa Nacional – Festival Sesi de Robótica, programada para acontecer no final do mês de maio, na Bienal de São Paulo. 

“Este é um programa internacional de robótica, que estimula e desafia os estudantes a buscarem soluções para problemas da sociedade moderna. Além disso, os alunos desenvolvem diversas habilidades comportamentais como trabalho em equipe e liderança, criam seus projetos de inovação, constroem robôs e aprendem sobre programação, de forma divertida e na prática”, explica a Gerente de Educação e Negócios do Sistema Fiep, Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro.

Além de equipes de Curitiba e RMC, este ano a 9ª edição do Torneio Regional de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL), conta também com equipes de outras cidades do estado como: Foz do Iguaçu, Umuarama, Cianorte, Loanda, Paranavaí, Arapongas, Apucarana, Maringá, Londrina, Cascavel, Capanema, Dois Vizinhos, Ampére, Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas, União da Vitória, Guarapuava, Irati, Rio Negro, Ponta Grossa, Campo Largo, Paranaguá e Santo Antônio da Platina. 

Como funciona a FIRST LEGO League Challenge (FLL) 

Os jovens, orientados por dois técnicos adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para a temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola (pública ou particular), um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos. 

Confira a programação: 

15/03 

9h – Abertura com tradicional dança das torcidas organizadas e equipes 

11h às 12h45 – aquecimento e rounds testes 

14h45 às 17h30 – disputas entre equipes 

16/03 

10h15 às 11h45 – disputas entre equipes 

14h às 15h30 – disputas finais 

16h – disputa final entre as 04 melhores equipes de toda a competição 

17h30 – premiação 

Serviço

Torneio Regional de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL) 

Data:15 e 16 de março 

Horário: 9h às 17h30 

Local: Campus da Indústria do Sistema Fiep 

Evento gratuito e aberto ao público 

Informações da Agência Fiep