União Europeia credencia Tecpar para realizar exame sorológico antirrábico

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é o primeiro laboratório da Região Sul credenciado pela União Europeia (UE) para realizar os exames sorológicos antirrábicos em animais. Com o credenciamento, o Tecpar pode fazer o Teste de Sorologia Antirrábica, uma exigência legal para que os animais possam embarcar para países europeus. Essa concessão foi pela agência francesa Anses-Nancy (laboratório de referência da UE).

Foto: Tecpar

Viajantes que têm como destino países do bloco europeu e que queiram levar consigo seus animais precisam solicitar a laboratórios credenciados o teste que comprove que eles tenham anticorpos formados pela vacina antirrábica, ou seja, para ingressar na União Europeia não basta comprovar a vacinação, mas sim que o animal já possui anticorpos.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, explica que esse credenciamento foi possível porque o instituto tem experiência para fazer essa análise também para humanos, já que o Laboratório de Ensaios in vitro do Tecpar faz a análise de titulação sorológica antirrábica para os colaboradores da empresa que atuam na produção da vacina antirrábica veterinária.

“O teste exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é feito para confirmar se a pessoa vacinada com a antirrábica produziu os anticorpos capazes de neutralizar o vírus da raiva e está realmente imunizado. O credenciamento do Tecpar na área veterinária é um reconhecimento internacional de que as atividades do instituto atendem a padrões globais”, destaca.

Atualmente, o ensaio para humanos é voltado exclusivamente para atender os colaboradores do Tecpar, mas a intenção é que o exame passe a ser destinado também a profissionais que atuam na área da saúde e fiscais agropecuários, por exemplo, que precisam comprovar a imunização.

A partir do credenciamento na União Europeia, o Tecpar faz ajustes em seu laboratório para passar a atender a demanda veterinária, a partir do segundo semestre deste ano. Os testes serão feitos pelo Laboratório de Ensaios in vitro da Divisão de Controle da Qualidade do Tecpar.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.