Vertedouro de Itaipu deve fechar na segunda-feira após 80 dias aberto

Aberto desde 14 de janeiro, o vertedouro da Unisa de Itaipu deve fechar na próxima segunda-feira (3). Caso confirme o fechamento, o vertedouro terá operado por 80 dias ininterruptos, o que não acontece desde maio de 2001. 

vertedouro itaipu
Foto: Rubens Fraulini | Itaipu Binacional.

Durante estes 80 dias, o vertedouro manteve sempre a calha esquerda aberta e, em três ocasiões no mês de fevereiro, abriu também a calha central. O vertimento máximo foi de 12.361 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), no dia 19 de fevereiro, quando estavam abertas as duas calhas.

“Tivemos um início de ano com precipitações superiores à média nos grandes reservatórios de cabeceira, por isso, houve vertimento generalizado nas principais bacias do sistema interligado nacional”, explicou o superintendente de Operação de Itaipu, Rodrigo Pimenta.

Segundo ele, com o término do período chuvoso, houve uma redução gradativa das afluências, o que permitiu o fechamento do vertedouro da maior parte das usinas situadas acima de Itaipu. “Deste modo”, continua Pimenta, “a previsão é que o vertedouro da Itaipu também feche nesta segunda-feira (3).”

O vertimento é necessário para manter a segurança da barragem, quando há aumento da afluência do Rio Paraná a montante do reservatório. Itaipu faz uma contenção de parte da água, controlando o nível do reservatório e do Rio Paraná, mas a partir de determinado nível é preciso escoar essa água para garantir a segurança da barragem.

Turismo em Itaipu

Segundo a administração da usina, a abertura do vertedouro da Itaipu impulsionou as visitas turísticas à hidrelétrica nos últimos quase três meses. Em fevereiro, por exemplo, a turismo de Itaipu registrou um aumento de 83% nas visitas. Atrativo a mais, a abertura do vertedouro foi um dos motivos.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.