Procon-PR faz alerta sobre golpes de PIX e de cartão de aproximação

O cartão com a função de pagamento por aproximação pode ser uma grande facilidade, principalmente para quem tem dificuldade de lembrar a senha. A transação é realizada sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha e sem precisar digitar os números, com operações de até R$ 200. Porém, a novidade também tem permitido a aplicação de golpes.

(Divulgação)

Há criminosos que realizam transações simplesmente passando com as maquininhas de cartão ao lado das bolsas e bolsos, onde ficam guardados os cartões das vítimas. A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, demonstrou em sua conta no Instagram:

Por conta disso, o Procon-PR recomenda a desativação da função de pagamento por aproximação, quando for possível.

A prática desses crimes é mais comum em eventos e aglomerações, como blocos de carnaval, shows, jogos de futebol. Nessas situações, a dica é manter os cartões em local seguro para evitar que sejam furtados. Como a comunicação entre o equipamento e cartão precisa ser muito próxima, a máquina praticamente teria que ser encostada no bolso da calça, supondo que o cartão esteja lá, para a transação ser realizada.

O alerta também vale para os golpes aplicados mediante a realização de pagamentos e transferências de valores via Pix e WhatsApp. Consumidores brasileiros já foram vítimas de clonagem do WhatsApp, ao acessarem arquivos contaminados por vírus. O criminoso consegue os dados pessoais e, se passando pela vítima, manda mensagens para a lista de contatos solicitando transferências em dinheiro.

Com informações do Procon PR

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.