Senai tem 10 mil vagas abertas em cursos de capacitação; veja como se inscrever

O Senai Paraná está com mais de 10 mil vagas gratuitas para Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, distribuídas em todas as regiões do Estado. Entre as áreas de formação disponíveis estão Gestão, Alimentos e Bebidas, Madeira e Mobiliário, Vestuário, Logística, Construção Civil, Tecnologia da Informação, Metal Mecânica e Automotiva.

Os cursos são destinados a jovens e adultos em diferentes etapas da vida profissional e oferecem capacitações rápidas, que facilitam a inserção no mundo do trabalho e auxiliam no desenvolvimento de carreiras, em diversas áreas de atuação dentro da indústria.

No Paraná, até 2025, haverá demanda por mais de 650 mil profissionais com cursos de aperfeiçoamento e qualificação.

 A informação foi divulgada pelo Observatório Nacional da Indústria, no Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025. O estudo é uma projeção do emprego setorial que considera o contexto econômico, político e tecnológico.

A coordenadora de Educação e Negócio do Senai Paraná, Juliana Maia da Silva Nascimento, afirma que a necessidade de qualificação de profissionais, apontada pelo estudo, é tanto para reposição quanto para a abertura de novas vagas no setor industrial. “A transformação constante do mercado de trabalho, associadas às novas tecnologias e as mudanças na cadeia produtiva, requerem profissionais atualizados e preparados para os desafios do setor industrial. 

A qualificação profissional é um dos pilares da competitividade industrial, introduzindo novos conceitos, tecnologias e inovação”, acrescenta.

As áreas com maior demanda por formação, segundo o estudo, são: Transversais, Metalmecânica, Logística e Transporte, Alimentos e Bebidas, e Construção. 

As ocupações transversais são aquelas que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas, como técnico em Segurança do Trabalho, técnico de apoio em Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais da Metrologia, por exemplo.

Todos os cursos gratuitos de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional disponíveis no Senai Paraná podem ser consultados em sistemafiep.org.br/gratuidade.

Informações da assessoria