STF: julgamento sobre orçamento secreto será retomado na próxima semana

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar, na quarta-feira (7), os processos que discutem a constitucionalidade das emendas de relator – o chamado orçamento secreto. Na data, a presidente da Corte e relatora do caso, ministra Rosa Weber, leu o relatório e ouviu argumentos, mas decidiu que o julgamento será retomado na próxima semana.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da tribuna, representantes do PSOL e PV afirmaram que o orçamento secreto é incompatível com a Constituição e que as emendas de relator não apresentam critérios socioeconômicos. As siglas também alegaram que o orçamento configura um esquema ilícito desconectado dos objetivos públicos e orçamentários, além de influenciar o resultado das eleições.

O advogado-geral da União, Bruno Bianco, por sua vez, considerou que a ação trata de questão interna do Congresso Nacional e, por isso, não deveria ser examinada pelo STF. Ele sustentou ainda que os instrumentos de controle de transparência da destinação de recursos por emendas parlamentares foram aperfeiçoados.

A discussão sobre o orçamento secreto foi liberada por Rosa Weber na última semana. A ministra, que acompanha o caso desde 2021, prevê ofertar mais transparência às emendas parlamentares, que são repassadas aos estados. Apesar das informações serem publicadas pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso, o sistema ainda dificulta o acesso aos dados.

Informações SBT News.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.