Teste de fumaça é realizado em esgoto de Curitiba; entenda

Para garantir que o esgoto está sendo coletado e destinado de forma correta para as estações de tratamento, um teste de fumaça está sendo feito em redes coletoras de esgoto de Curitiba. A ação é realizada pela Sanepar, e para este trabalho, a empresa faz telediagnóstico das redes e uso de corantes. Na capital paranaense, o procedimento está sendo realizado em redes da Bacia do Rio Belém.

teste de fumaça em esgoto
Foto: Ike Stahlke/Sanepar

O objetivo da operação é detectar infiltrações e rompimentos de rede, além de descartes irregulares de água pluvial e outros resíduos.

A injeção de fumaça na rede é feita por um equipamento termonebulizador acoplado aos Poços de Visita (PVs) ou Dispositivos Tubulares de Inspeção (DTIs). Se a ligação do esgoto estiver correta, a fumaça não será visualizada. Mas se a fumaça sair em galerias pluviais, ralos, calhas, rios, pavimentos, isso é sinal de alguma irregularidade. A fumaça que sai na “boca de lobo” na rua, por exemplo, indica que há algum ponto de lançamento ou infiltração de água da chuva na rede de esgoto.

Foto: Ike Stahlke/Sanepar

“O teste de fumaça é uma das ferramentas do Diagnóstico Operacional na Rede Coletora de Esgoto, não tem produtos tóxicos e não é nocivo às pessoas, animais ou meio ambiente. O seu resultado nos direciona para as ações que devemos adotar”,

explica o técnico da área de Operação de Redes da Sanepar em Curitiba, Jonas da Silva.

Para identificar o ponto exato, a Sanepar utiliza outro sistema: o telediagnóstico, colocando uma câmera de vídeo dentro da rede para percorrer a tubulação.

Veja também:

A última etapa do processo de vistoria é feita por meio de teste com corantes não tóxicos. Se houver irregularidade na ligação, o proprietário do imóvel é notificado e recebe um prazo para regularizar a situação.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.