Ácido sulfônico: o que é a substância que causou caos em Joinville

Desde que um acidente com um caminhão derramou litros de ácido sulfônico num córrego que desagua no Rio Cubatão, em Santa Catarina, muitas pessoas estão se perguntando o que é a substância e se ela é tóxica. A tragédia ambiental ocorreu na Serra Dona Francisca, durante na segunda-feira (29).

acido-sulfonico-joinville
Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

A primeira resposta é sim, o ácido sulfônico é tóxico. Por esse motivo, a Companhia Águas de Joinville, cidade catarinense, fechou por horas a captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, cujas águas abastecem aproximadamente 75% do município. O objetivo foi evitar que ele chegasse às torneiras da população.

“O fechamento foi justamente para que a substância não entrasse no nosso sistema de tratamento, garantindo assim que toda a água já tratada possa ser consumida normalmente”, explicou o prefeito Adriano Silva.

Mas o que é ácido sulfônico?

Ácidos sulfônicos são uma classe de ácidos orgânicos tidos como produtos corrosivos e com capacidade de se misturar na água. A toxicidade de um ácido sulfônico específico pode depender da sua estrutura molecular e da concentração presente.

Em geral, ácidos sulfônicos não são considerados altamente tóxicos quando usados adequadamente e em concentrações seguras, ou seja, em concentrações normais, ele não apresenta característica tóxica para humanos, para a fauna ou para a flora. No entanto, vale destacar que a toxicidade pode variar dependendo do contexto de uso e da exposição.

Também é importante notar que o poder tóxico de uma substância é influenciado por vários fatores, incluindo a quantidade consumida ou exposta, a via de exposição (inalação, ingestão, contato cutâneo) e a suscetibilidade individual.

Para que serve ácido sulfônico?

Os ácidos sulfônicos são utilizados em diversas aplicações, incluindo a síntese de produtos químicos, detergentes, agentes de tratamento de água, agentes de flotação mineral, catalisadores em reações orgânicas, entre outros.

Eles são conhecidos por suas propriedades ácidas e capacidade de interagir com várias substâncias, desempenhando papéis importantes em diferentes processos industriais e laboratoriais.

A Prefeitura de Joinville confirmou que a substância que vazou na serra é Ácido Lineal Alquilbenceno Sulfônico (LAS), em concentração de 90%. Utilizado como matéria ativa na elaboração de detergentes, xampus e cremes dentais na indústria química.

Ainda de acordo com a administração municipal, a substância é biodegradável – com biodegrabilidade é superior a 98% – em todo o processo de fabricação e produção, resultando em compostos que não são nocivos, como água, anidrido carbônico, sulfato sólido e biomassa.

Acidente na Serra Dona Francisca

O acidente na Serra Dona Francisca ocorreu na manhã desta segunda-feira (29). Testemunhas informaram que o caminhão estava desgovernado e bateu em um barranco no quilômetro 14 da rodovia. Motoristas, inclusive, precisaram desviar seus veículos para não serem atingidos.

O caminhoneiro sofreu lesões moderadas e foi levado ao hospital. Aos policiais, ele alegou que o veículo ficou sem freios durante a descida da serra.

Um gabinete de crise foi montado entre a empresa responsável pelo abastecimento e a Prefeitura de Joinville para acompanhar a situação.

O caso é investigado pela Divisão de Crimes contra o Meio Ambiente de Joinville.

Estação do rio Cubatão

A captação no rio foi interrompida às 10h de segunda, e a possibilidade de faltar água levou centenas de moradores aos supermercados. Nas redes sociais, foram compartilhadas fotografias que registravam filas para a compra de galões de água.

Na manhã desta terça-feira (30), às 6h10, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão  passou a coletar novamente água do rio Cubatão. A medida pôde ser tomada depois que análises apontaram que a concentração do componente químico por litro de água diminui com o passar das horas.

acido-sulfonico-joinville-rio
Estação de água no rio Cubatão. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville)

Conforme a prefeitura e Companhia Águas de Joinville, às 5h, a concentração era de 0,3 mg/L; às 5h30, foi de 0,29 mg/L; e às 6h foi de 0,33 mg/L. “Considerando que o recomendado é abaixo de 0,5 mg/L e as três últimas amostras apresentaram este resultado, a ETA Cubatão foi religada”, explica a administração municipal, em comunicado.

Contudo, ainda não é possível precisar quando o abastecimento será normalizado na cidade. A água só será distribuída após ser tratada e passar por um novo teste laboratorial para atestar sua qualidade

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.