Chuvas em São Paulo: ao menos 36 pessoas morreram na tempestade

Com a colaboração de SBT News

Mais de 1.730 pessoas estão desalojadas e 766 desabrigadas. 

Com um alto número de desabrigados, as buscas de resgate no litoral norte paulista continuam nesta segunda-feira (20). Até o momento, ao menos 36 pessoas morreram, segundo balanço do governo de São Paulo. O município mais atingido foi o de São Sebastião, que registrou 35 mortes após os temporais e está em estado de emergência decretado pelo governo federal.

Foto: Governo de São Paulo

O governo também deve estender o estado de emergência para outros cinco locais: Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, que já foram apontadas como de necessidade de apoio pelo governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de mais chuvas ao longo do dia.

Lula visita locais destruídos pela tempestade

Operações de resgate contam com a participação de mais de 500 pessoas. E o litoral paulista recebeu, nesta segunda, a comitiva presidencial. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou a região nesta manhã e deve, ao longo do dia, anunciar medidas de apoio. O município foco é o de São Sebastião, onde cerca de 50 casas desabaram.

Balanço de desabrigados e desalojados

Segundo informação mais recente divulgada pelo governo de São Paulo, mais de 1.730 pessoas estão desalojadas e 766 desabrigadas. Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, pelos menos outras 40 pessoas estão desaparecidas.

Comitiva do presidente Lula

O presidente está acompanhado de ministros na cidade de São Sebastião. Na comitiva também estão os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o chefe da Secretaria de Comunicação Social da presidência, Paulo Pimenta.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, também estava anunciada para a comitiva, mas acabou permanecedo no Guarujá (SP), por dificuldade de locomoção. No local, ela visita um dos centros de acolhimento montados pela prefeitura para apoiar famílias afetadas por chuvas. Tebet também se encontrará com o prefeito Válter Suman (PSB).

Tempestade em São Paulo

Um temporal provocou deslizamentos de terra, alagamentos e desabamentos no litoral paulista. Casas e carros ficaram completamente destruídos. Um bebê, de nove meses, morreu no bairro de Camburi. As autoridades ainda não divulgaram as circunstâncias da morte dele. Em Boiçucanga, uma mulher de 35 anos morreu soterrada.

Em Ubatuba, uma pedra se soltou de uma encosta e atingiu uma casa provocando a morte de uma criança de sete anos. Em Ilhabela, a enxurrada arrancou uma parte do asfalto e veículos que estavam estacionados na avenida da praia acabaram despencando na areia.

Vários pontos da rodovia Rio-Santos precisaram ser bloqueados por conta dos alagamentos e quedas de barreiras. As autoridades orientam que os motoristas busquem rotas alternativas, mas algumas pessoas estão ilhadas.

Com informações do SBT NEWS

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.