SĂO PAULO (Reuters) – O governador de SĂŁo Paulo, JoĂŁo Doria, anunciou neste domingo a antecipação do calendĂĄrio de vacinação contra Covid-19, prevendo agora que toda a população acima de 18 anos no Estado receberĂĄ a primeira dose de imunizantes contra a doença atĂ© 15 de setembro.
“Antecipamos em 30 dias o prazo de vacinação em SĂŁo Paulo”, disse Doria em entrevista coletiva no PalĂĄcio dos Bandeirantes. “AtĂ© lĂĄ, todas as pessoas com mais de 18 anos residentes em SĂŁo Paulo terĂŁo recebido ao menos a primeira dose da vacina.”
Inicialmente previsto para acontecer atĂ© 31 de dezembro, o calendĂĄrio foi antecipado pela terceira vez neste mĂȘs e acontece em meio Ă disponibilização de vacinas de diferentes fabricantes do imuzinante contra a doença provocada pelo coronavĂrus.
“SĂŁo Paulo serĂĄ o primeiro Estado do paĂs a imunizar toda sua população (adulta)”, afirmou Doria a jornalistas.
Pelo novo cronograma, pessoas de 50 a 59 anos, sem comorbidades, serĂŁo vacinadas a partir de 16 de junho. A partir do dia 23 serĂŁo incluĂdas pessoas de 43 a 49 anos, sendo estendido a pessoas de 40 a 42 anos a partir do dia 30.
A antecipação ocorre enquanto a disponibilização de vacinas de diferentes fabricantes começa a ganhar tração no Brasil. Em maio, o Instituto Butantan recebeu 3 mil litros de IFA do Ingrediente FarmacĂȘutico Ativo (IFA) para produzir o imunizante Coronavac. Um novo lote de 6 mil litros de IFA para produção de mais 10 milhĂ”es de doses deve chegar atĂ© o fim deste mĂȘs.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) previu no inĂcio do mĂȘs que 100 milhĂ”es de doses da vacina AstraZeneca fabricadas pela Fiocruz sejam produzidas no segundo semestre.
O paĂs tambĂ©m jĂĄ recebeu 3,4 milhĂ”es de doses da vacina Pfizer e BioNTech, de um total contratado de 200 milhĂ”es. E o ministro da SaĂșde, Marcelo Queiroga, disse no sĂĄbado que o paĂs receberĂĄ na terça-feira 3 milhĂ”es de doses da vacina da Janssen, unidade da Johnson & Johnson.
Sem a inclusĂŁo das doses da Janssen na contagem, o MinistĂ©rio da SaĂșde havia informado na quarta-feira uma nova redução, de quase 2 milhĂ”es de doses na previsĂŁo de entrega de vacinas ao paĂs neste mĂȘs, para 37,9 milhĂ”es de doses. A redução se deveu Ă um menor volume de doses derivadas do consĂłrcio Covax previsto para junho.
No sĂĄbado, o Brasil teve mais 2.037 novos Ăłbitos devido Ă Covid-19, o que eleva o total de vĂtimas fatais da doença a 486.272 no paĂs, segunda maior contagem no mundo, sĂł atrĂĄs dos Estados Unidos.