Polícia conclui inquérito de ginecologista preso por abuso sexual

Com a colaboração de Evandro Mandadori/Rede Massa

A Polícia Civil concluiu o inquérito do médico ginecologista preso suspeito de abusar sexualmente de suas pacientes. O Dr. Hilton Cardim está detido preventivamente desde 11 de março.

dr-hilton-cardim-fim-inquerito
Foto: Reprodução

O ginecologista atuava em Maringá, no norte de Paraná, e as investigações começaram em agosto de 2023 após as vítimas irem até a delegacia para denunciar a situação. 

Segundo a delegada Paloma Gonçalves, todas as vítimas relataram que ouviam uma respiração mais ofegante do médico. Existem denúncias de mulheres que foram abusadas desde 2011 até 2023.

Veja também:

Ao todo, 43 mulheres procuraram a delegacia e formalizaram a denúncia contra o ginecologista Hilton Cardim, de 65 anos. Ele é formado pela Universidade Federal de São Paulo (USP) e conta com mestrado e doutorado — além de especialização em reprodução humana. 

O médico, considerado renomado, era procurado por mulheres que queriam engravidar em todo o Paraná e o ginecologista atendia centenas de pacientes todos os meses. Ele chegou a publicar um livro chamado “Vencendo a dificuldade de engravidar”. 

A suspeita é de que o fato de Hilton Cardim ter um nome forte perante a sociedade médica regional desencorajou as vítimas dos abusos de denunciar os crimes cometidos dentro do consultório do doutor. 

Fim do inquérito que investiga o Dr. Hilton Cardim

A finalização do inquérito policial que seguia na Delegacia da Mulher marca o fim da coleta de provas contra o médico. No entanto, a perícia em dispositivos eletrônicos apreendidos ainda não foi concluída. 

Os relatos das 43 vítimas e os documentos coletados na investigação da Polícia Civil seguem para o Ministério Público, que vai analisar se aceita ou não a denúncia contra o ginecologista. 

Médico usava do mesmo método para abusar as pacientes 

Com base nas denúncias das pacientes, o médico usava o mesmo meio para abusar sexualmente das vítimas. 

“Ele falou que ia medir minha respiração, me colocou numa sala distante da recepção e chegou por trás e ficou se tocando e relando nas minhas costas e nas minhas partes”,

disse uma das vítimas

Além disso, das 43 denúncias relatadas, ao menos uma era de uma vítima que trabalhou com o ginecologista.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.