Oficina Verde começa hoje, (25) em formato online

Neste ano, a Oficina Verde, que faz parte da programação da Oficina de Música de Curitiba desde 2010, também acontece de forma virtual. Ela vai ocorrer durante esta semana, na fase dedicada à música popular brasileira. Os cursos que são voltados à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente serão realizados ao vivo, com transmissão da Capela Santa Maria, a partir desta segunda-feira (25) até sábado (30), sempre às 15h, pelo canal da Oficina no YouTube.

Foto: Cido Marques/FCC

Com temas variados, os cursos da Oficina Verde são orientados por especialistas em agroecologia e em métodos para tornar a vida mais saudável. A primeira oficina será realizada pela chef de cozinha e agricultora agroecológica Amanda Benghi Marfi, especialista em culinária vegetarina e vegana. Com o tema “Minha cozinha é Panc!”, ela apresentará os benefícios do uso das Plantas Alimentícias Não Convencionais – pancs como alimento e remédio.

Saúde e sustentabilidade

Na terça-feira, (26) a bióloga Lorena Mello Rodrigues ensinará como fazer cosméticos naturais. Os participantes vão aprender a fazer cremes e desodorantes sem aditivos químicos e substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Quarta-feira, (27) Felipe Thiago de Jesus, graduado em agroecologia, mestre em Agrossistemas e doutorando em Sustentabilidade Ambiental Urbana, falará sobre as abelhas nativas sem ferrão e a polinização como estratégia de segurança alimentar. Thiago é o idealizador do programa “Jardins de Mel” e diretor de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba.

Como utilizar a respiração como recurso para o nosso bem-estar, no controle da ansiedade e estresse, e melhorar a oxigenação do cérebro e a qualidade do sono, são tópicos que serão abordados pela instrutora de yoga Áurea Silva, na programação de quinta-feira, (28).

O ambientalista e instrutor de jardinagem Mago Jardineiro (Ademar da Silva Brasileiro) orienta, na sexta-feira, (29) um curso voltado para o reconhecimento e uso de plantas aromáticas, temperos e ervas medicinais. Nesta oficina, os participantes aprenderão sobre suas indicações, formas de uso e maneiras de cultivar essas espécies em suas casas, para ter um jardim que, além de beleza, proporcione também saúde e bem-estar.

No encerramento da Oficina Verde no sábado, (30) o tema é “Água se planta” com a advogada socioambientalista Flávia de Sá Sotto Maior. Ela falará sobre a relação entre a produção e o consumo de alimentos agroecológicos e a disponibilidade de água para todas as pessoas.

Serviço

38ª Oficina de Música de Curitiba – Oficina Verde

Transmissão ao vivo, às 15h, pelo site do evento.

Colaboração Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.