Guerra na Ucrânia completa 1 ano nesta sexta-feira

Com a colaboração de SBT News

Ainda não há indícios de acordo diplomático e o conflito só aumenta

A guerra na Ucrânia completa um ano nesta sexta-feira (24), e o clima está cada dia mais intenso. Os bombardeios continuam no inverno e seguem na primavera, com combates no Leste e no Sul.

Foto: Divulgação/ Governo da Ucrânia

A Rússia sofreu algumas situações inesperadas diante de um exército ucraniano bem abastecido por armas vindas do ocidente, mas incapaz de um gerar um acordo diplomático ou o término dos ataques.

Negociações

As perspectivas de paz e negociação, na verdade, parecem cada vez mais remotas à medida que o combate se prolonga. Para a Rússia, resta somente a vitória e o reconhecimento das áreas ocupadas, inclusive a Crimeia, como seu território, para justificar a invasão que lhe custou economicamente e, sobretudo, politicamente diante do número de sanções e soldados perdidos. Para a Ucrânia, qualquer resolução que não inclua a devolução total do seu território, não interessa.

Diante da falta de diálogo e a escalada militar, o conflito que muitos especialistas acreditavam que terminaria em semanas tornou-se uma guerra de atrito cada vez mais perigosa. É a avaliação do ex-embaixador do Brasil em Londres e em Washington, Rubens Barbosa, que afirma que as condições impostas pelas partes envolvidas para uma resolução são impossíveis de atender e que estamos diante de um conflito que deve desembocar num armistício.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.