Preços do petróleo sobem após ataque cibernético forçar fechamento de dutos nos EUA

Por Alex Lawler

Bombeamento de petróleo em Granum, Canadá

LONDRES (Reuters) – Os futuros do petróleo subiam nesta segunda-feira, após a operadora norte-americana de importantes oleodutos Colonial Pipeline ter sido forçada a fechar instalações devido a um ataque cibernético, o que gerava preocupações sobre impactos na oferta e aumentos de preços nas bombas.

A Colonial Pipeline disse no domingo que seus principais dutos de transporte de combustíveis estavam fora de operação após o ataque, que paralisou o sistema na sexta-feira, embora algumas linhas menores entre terminais e pontos de entrega estivessem já operacionais.

“As manchetes no final de semana sobre o ataque hacker à Colonial Pipeline levantaram os preços do petróleo”, disse Jeffrey Halley, analista da corretora OANDA.

O petróleo Brent subia 0,61 dólar, ou 0,89%, a 68,89 dólares por barril, às 8:34 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,52 dólar, ou 0,8%, a 65,42 dólares por barril.

Ambos os contratos de referência subiram mais de 1% na semana passada, na segunda semana consecutiva de ganhos.

“Se os dutos ficarem fora de ação por um período longo de tempo, isso teria efeitos significativos sobre o mercado de petróleo, não só nos EUA, mas também na Europa”, disse o analista Carsten Fritsch, do Commerzbank.

“Dito isso, atualmente considera-se que a interrupção dos dutos será resolvida em questão de dias, então o impacto deve ser limitado.”

A Casa Branca estava trabalhando com a Colonial para ajudar na recuperação das operações. A secretária de Comércio, Gina Raimondo, disse que o conserto dos dutos é uma prioridade para a administração Biden e que o governo norte-americano está trabalhando para evitar impactos mais severos.

(Com reportagem adicional de Aaron Sheldrick em Tóquio e Florence Tan em Cingapura)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH490ZU-BASEIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.