Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Curitiba, PR
Clima
23.3ºC
Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Ucrânia às escuras: população sofre com apagões em meio às baixas temperaturas

Redação

Redação

Nas imagens que rodaram o mundo, cirurgiões aparecem operando o coração de uma criança quando, de repente, a energia elétrica é cortada. A equipe conseguiu seguir com o procedimento, usando uma lanterna e aparelhos ligados por um gerador.

Reprodução/SBT News

“Alegrem-se russos. Isso é muito humano!”, diz ironicamente o médico que trabalha em um hospital da capital ucraniana.

Estima-se que mais de 50% da rede de infraestrutura da Ucrânia tenha sido destruída por bombardeios russos. Há dias, a maior parte da capital, Kiev, vive na às escuras.

O presidente Volodymyr Zelensky confirmou que a interrupção do serviço acontece em quase todas as regiões do país. Imagens de satélites corroboram com a fala do líder ucraniano: enquanto o continente europeu se acende em inúmero pontos de luz, a Ucrânia aparece como um imenso espaço escuro.

A população também sofre com a falta de água potável. Os moradores fazem fila para conseguir galões distribuídos pelo governo. “Estamos sem ter o que beber desde ontem, e precisamos para os próximos dias”, relata um ucraniano, em meio à neve.

Com a chegada das baixas temperaturas, a falta de energia preocupa ainda mais, já que as famílias dependem do sistema de aquecimento das casas durante o inverno.

A Otan, Organização do Tratado do Atlântico Norte, alertou que o inverno na Ucrânia será terrível se os bombardeios continuarem. Os países europeus e os Estados Unidos financiaram o envio de geradores, mas a estrutura não será suficiente para atender a demanda.

A um mês do Natal, apesar do escuro e do frio, muitas ruas de Kiev estão cheias de gente e de música. Um lampejo de alegria, em meio a um conflito que parece muito distante de acabar.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Ative as notificações e fique por dentro das notícias

Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia