Mais de 25% das pessoas pretendem usar 13º salário para pagar dívidas, diz pesquisa

Em pesquisa feita pela Serasa com 2,8 mil brasileiros, 25,8% dos entrevistados disseram que pretendem usar o 13º salário deste ano para pagar dívidas. Já 25,6% pretendem utilizar o abono para limpar o nome, e 12,5%, para saldar as contas básicas (água, luz, aluguel e gás).

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Segundo o Serasa, esses dados “representam um alento diante do cenário com o maior índice de inadimplência no ano”. O Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da empresa mostra que, em outubro, 69,06 milhões de pessoas estavam inadimplentes no Brasil, o maior patamar da série histórica. No mês, as dívidas em atraso da população somavam R$ 301,5 bilhões, e o valor médio de dívida por pessoa ficou em R$ 4.365,98. De acordo com Aline Maciel,  gerente da plataforma Serasa Limpa Nome, “fatores como desemprego, queda da renda média e alto custo de vida contribuíram para a inadimplência elevada”.

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta 4ª feira (30.nov) e conter, no mínimo, 50% do valor total, e o restante deve ser disponibilizado até 20 de dezembro. Na pesquisa da Serasa sobre o uso do benefício, 7,1% dos participantes responderam que pretendem destinar o abono a despesas com alimentação, e 4,1%, a investimentos. Conforme Maciel, o levantamento “mostra que os brasileiros devem priorizar agora a saúde financeira”.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.