MPF pede urgência no combate à mineração ilegal em terra indígena o Pará

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou um requisitou à Polícia Federal (PF) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para que sejam informadas as medidas adotadas para combater a mineração ilegal no territorio indígena Munduruku, no Pará. Feita no início da semana, a requisição estabeleceu urgência no envio das informações.

Foto: Divulgação/Exército

Em outubro, o MPF já havia pedido à Justiça Federal para que a União, o Ibama e a Fundação Nacional do Índio (Funai) fossem obrigados a realizar ação emergencial na área. Isso porque, desde setembro, indígenas e pesquisadores estão relatando e gravando o avanço de novos focos de destruição, sobretudo em trechos de rios próximos a aldeias. 

“Registros como os que mostram as águas completamente barrentas, poluídas pelo despejo de rejeitos do garimpo ilegal, e crianças nesse meio, são indicativos do cenário dantesco vivenciado pelos Munduruku. Com drones, pesquisadores filmaram uma área de 15 mil metros quadrados sendo preparada para a expansão da atividade garimpeira, em grande parte já desmatada e com construções de madeira e alvenaria”, disse o MPF.

A entidade ressaltou ainda que, segundo depoimentos, a flexibilização das políticas de controle e acesso a armas proporcionou que garimpeiros aumentassem o poder de fogo, “com grossos calibres, pistolas, carabinas e rifles automáticos e munições”. Como são contrárias à mineração ilegal, as lideranças indígenas sofrem ameaças cotidianamente. 

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.