Jovem com síndrome de Down sofre bullying em colégio no Paraná; vídeo

Um jovem de 20 anos sofreu bullying na última terça-feira (12) em um colégio de União da Vitória, na região Sul do Paraná. A vítima possui síndrome de Down.

bullying-sindrome-de-down
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A mãe do jovem denunciou o caso após três adolescentes de 17 anos gravarem um vídeo praticando bullying contra ele no Colégio Estadual São Cristóvão. Os quatro estudavam juntos e estavam no terceiro ano do Ensino Médio.

O trio é investigado pela Polícia Civil do Paraná (PCPR). Os agentes instauraram um Boletim de Ocorrência Circunstanciado, procedimento voltado para pessoas menores de 18 anos.

Veja também:

No vídeo, um dos três adolescentes diz “Vocês querem R$ 2 ou um presente especial?”. Após a resposta ser “presente especial”, o menino que está gravando aponta a câmera para a vítima.

O jovem, que estava escrevendo no quadro negro da sala de aula, vira para a câmera e não reage ao comentário dos colegas. Ao fundo, é possível ouvir uma das estudantes falando “Ai, gente, pecado”.

O Massa News entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), que lamentou o caso. O espaço também está aberto para a defesa dos envolvidos.

Em nota, a SEED-PR reforça o comprometimento em promover uma cultura de respeito e inclusão no espaço educacional.

“Na noite desta terça-feira (12), a direção do Colégio Estadual São Cristóvão, em União da Vitória, foi notificada sobre a circulação de um vídeo na internet, no qual três alunos do ensino médio praticam bullying contra um colega com Síndrome de Down, numa das salas de aula da instituição.

Diante da situação uma reunião foi convocada na manhã desta quarta-feira (13), na qual os alunos envolvidos e seus responsáveis foram ouvidos pela direção da escola, sendo – em seguida – acionado o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (Bpec) que conduziu lavratura de boletim de ocorrência por parte da mãe do estudante com Síndrome de Down.

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) lamenta o ocorrido e reforça seu comprometimento em promover uma cultura de respeito e inclusão no espaço educacional.

A situação segue sob condução das autoridades da segurança pública do estado”.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.