Terremoto na Turquia e Síria deixou mais de 5 mil mortos até o momento

Com a colaboração de SBT News

O número de mortos em decorrência do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria já ultrapassa 5 mil nesta terça-feira (7). Em pronunciamento, o vice-presidente turco, Fuat Oktay, disse que as buscas continuam e que as temperaturas negativas dificultam as ações.

Foto: Ali Haj Suleiman/Unocha

As condições climáticas, bem como a instabilidade de edifícios, dificultam ainda o envio de ajuda às regiões mais afastadas, uma vez que, com os escombros, ruas foram bloqueadas. Nas três províncias mais impactadas pelo tremor – Hatay, Kahramanmaras e Adiyaman -, apenas veículos médicos e do governo estão autorizados a transitar.

Mais cedo, o secretário-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, anunciou o despacho de três aviões com suprimentos médicos, incluindo kits cirúrgicos, para a Turquia e para a Síria. O líder afirmou ainda que está ativando a rede de equipes médicas da entidade para fornecer assistência médica aos feridos.

“Os números não nos falam da situação perigosa que muitas famílias agora enfrentam, tendo perdido tudo, forçadas a dormir ao ar livre em pleno inverno. É agora uma corrida contra o tempo. Para nossas irmãs e irmãos da Turquia e da Síria, estamos todos com vocês neste momento de dor indescritível”, disse Adhanom.

Além da OMS, governos de todo o mundo enviam equipes médicas para ajudar nas operações de resgate. Apenas na Turquia, por exemplo, cerca de 24,4 mil equipes trabalham no terreno.

O terremoto atingiu a Turquia e parte da Síria na manhã de segunda-feira (6), registrando magnitude de 7,8 graus na escala Richter. Além dos mortos, que somam agora 5.021, o abalo sísmico deixou 20,5 mil feridos na Turquia e 1,4 mil feridos na Síria. As autoridades estimam, no entanto, que, com as buscas, esses números ainda irão aumentar.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.