Vacina contra a tuberculose tem produção suspensa e pode ficar em falta

A vacina BCG, que protege contra a tuberculose, pode faltar no país. Em um comunicado enviado aos estados, o Ministério da Saúde informou que a produção do imunizante está suspensa pelo não cumprimento de exigências feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entidades médicas cobram medidas urgentes do governo federal.

vacina gripe
Foto: Daniel Castellano / SMCS

João tem sete meses e está com a vacinação em dia, mas a mãe lembra que demorou quase três semanas para o filho tomar a BCG. “Não teve a vacina né? Eu tive que procurar em um outro posto e eu tive um pouco dificuldades de encontrar, eu fiquei desesperada enquanto eu não consegui”, conta a empresária Jacy Moreira. 

A vacina BCG protege contra a tuberculose, evita casos mais graves da doença que pode atingir ossos, rins e sistema nervoso. O imunizante deve ser aplicado em crianças com até quatro anos de idade, mas, de preferência, recém-nascidos. O ideal é uma cobertura vacinal de 90%: meta não atingida no Brasil desde 2019.           

Estamos na metade do ano e o índice ainda está em 43%, situação que pode ficar ainda pior. O Ministério da Saúde já anunciou a diminuição pela metade do repasse de doses, que era de um milhão para cada estado, e recomendou o uso racional da BCG. A produção brasileira da vacina está suspensa porque a fábrica nacional não atendeu os critérios da vigilância sanitária e foi interditada.                                                                      

Entidades médicas como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) cobram providências urgentes do governo federal. “É preciso vontade, força política, e investimento na Fundação Ataulfo Paiva pra nós conseguirmos quanto antes normalizar a produção aqui no Brasil e que o processo de produção seja obviamente retomado nacionalmente pra não ficarmos na dependência do mercado internacional”, diz Renato Kfouri, presidente do departamento de imunizações da SBP.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.