O tribunal francês absolveu nesta segunda-feira (17), as empresas Airbus e Air France das acusações de homicÃdio culposo. O voo 447 seguia do Rio para Paris, e transportava 228 pessoas que morreram na queda da aeronave. O acidente trouxe mudanças duradouras em medidas de segurança nas aeronaves.
Familiares das vÃtimas
Uma derrota devastadora para familiares que lutaram durante treze anos para o caso ser julgado. No tribunal houve soluços inconformados enquanto o juiz presidente lia a decisão sobre o caso.
A decisão
De acordo com os três juÃzes do painel, não há evidências suficientes de uma ligação direta entre as decisões das empresas e a tragédia. Outras justificativas foram atribuÃdas à decisão dos juÃzes, e segundo eles outros fatores também contribuÃram para a queda das aeronaves, como o erro do piloto e congelamento de sensores externos que são chamados de tubos pilot.
Alguns promotores estaduais também desistiram do caso, e alegaram que o processo não produziu provas suficientes. Todas as responsabilidades foram atribuÃdas aos pilotos do avião, que morreram no acidente. A Air France disse que o real motivo da queda da aeronave nunca será conhecido.