Nova tecnologia começa a ser testada nos cruzamentos de trem em Curitiba

A Superintendência de Trânsito (Setran) em parceria com a concessionária Rumo e com apoio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) iniciou nesta segunda-feira (2) os testes do projeto PN (Passagem em Nível) Sensoreada, em Curitiba.

Foto: Levy Ferreira/SMCS

A tecnologia é composta por sensores instalados nas proximidades dos cruzamentos rodoferroviários que identificam a aproximação do trem e acionam o semáforo instalado para motoristas no cruzamento com a ferrovia.

Durante uma visita técnica, técnicos da Setran e da concessionária apresentaram as funcionalidades do sistema em desenvolvimento para segurança de motoristas e pedestres. A iniciativa visa minimizar os riscos de abalroamento e atropelamento envolvendo trens no perímetro urbano da cidade. 

“Além de toda a sinalização que já existe aqui, esse novo sensor que aciona o semáforo é mais um auxilio aos motoristas, motociclistas e pedestres. Nosso objetivo com essa nova tecnologia é diminuir o número de acidentes que acontecem nos cruzamentos com as linhas de trem”, disse o diretor de Operações da Superintendência de Trânsito, Pedro Darci da Silva Junior.

Fase de testes

A PN Sensoreada consiste em quatro sensores instalados nas proximidades da ferrovia em uma distância de, aproximadamente, 400 metros que identificam a aproximação do trem. Por meio de um sistema de inteligência artificial com visão computacional e de monitoramento do local, os sinais são captados pelo equipamento e acionam a sinalização do semáforo, alertando o motorista para a necessidade de parar e alternando novamente para verde após o trem completar a travessia.

Durante este mês de agosto, o equipamento ficará em fase de testes supervisionados, ou seja, não ficará ativo 24 horas por dia. Nesta etapa, equipes técnicas vão acompanhar os resultados do equipamento presencialmente para calibragem do sistema.

Após a fase inicial, o equipamento ficará ativo de forma ininterrupta e com acompanhamento remoto. A previsão é que os resultados conclusivos da tecnologia sejam apresentados no primeiro semestre de 2022.

De acordo com o diretor de Tecnologia da Rumo, Roberto Rubio Potzmann, caso os testes sejam positivos, o projeto será repassado para que a as prefeituras avaliem a implementação da tecnologia. 

“Iniciamos testes semelhantes em Jandaia do Sul no primeiro semestre deste ano. O objetivo é avaliar o comportamento do motorista e se há uma mudança na conduta a partir dessa nova proposta de sinalização no cruzamento entre a rodovia e a ferrovia”, afirma Potzmann.

Boas práticas e cuidados com o trânsito ferroviário

Motoristas:

  • Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando;
  • Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva);
  • Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima;
  • Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.

Pedestres:

  • Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento;
  • Nunca caminhe sobre os trilhos, essa é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia;
  • Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais que colocam a vida em risco.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.