Com a proximidade do verão, confira dicas para economizar e reutilizar água

Com a falta de chuva, o aumento da demanda das hidroelétricas por conta da pandemia e os baixos níveis nos reservatórios de água, o Brasil enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.


Dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que a maior parte das represas do Sudeste e do Centro-Oeste ficarão com menos de 10% da capacidade total de água até o final deste ano.

De acordo com especialistas, a falta do recurso já era prevista desde 2019 e a situação deve se manter crítica até 2022, quando a expectativa de chuva no país passa a aumentar. Para conter o consumo, o país está implantando taxas mais altas na conta de água e muitas cidades do Sul e Sudeste já estão passando pelo racionamento de água.

Para incentivar o uso consciente do recurso e a economia de água, o Triider, plataforma de contratação de serviços de manutenção e pequenas reformas no Brasil, preparou algumas dicas:

  • Tomar banhos mais curtos e deixar o chuveiro aberto somente na hora que for usar a água

Enquanto estiver passando sabonete pelo corpo ou esperando a pausa do creme no cabelo, desligue a água para evitar o desperdício.

  • Desligar as torneiras ao escovar os dentes e ao lavar a louça

Assim como o chuveiro, as torneiras só precisam ficar abertas enquanto a água estiver sendo usada.

  • Cuidado com vazamentos

Buracos em canos e torneiras pingando podem desperdiçar uma boa quantidade de água, por isso, é necessário ficar atento. Caso seja necessário corrigir os erros, contrate um encanador.

  • Otimizar o tempo e os recursos na hora de lavar as roupas

Ligue a máquina de lavar somente quando ela estiver completamente cheia, lavando as roupas de uma vez só e, assim, gastando menos água. Além disso, a água descartada pela máquina pode ser reservada e usada para higienizar quintais e calçadas, por exemplo.

  • Coletar a água da chuva

Coletar a água da chuva além de ser uma ótima forma de reutilizar o recurso, pode trazer economia para a conta de água da residência. Esta água pode ser utilizada para lavar o quintal, os carros e o chão da casa.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.