Conheça os diferentes tipos de arrozes e suas propriedades

O arroz branco está tão presente no dia a dia da culinária brasileira, que pouco nos damos conta da infinidade de outros tipos deste grão, que costumam ser preparados das mais diferentes formas, em nível mundial. Embora o tipo “agulhinha” seja o mais popular por aqui, existem variedades provenientes de diversas partes do mundo e que já podem ser encontrados com facilidade no Brasil. Muitos deles oferecem ricas propriedades nutricionais, essenciais para a saúde e, ainda, nos dão a possibilidade de criar receitas e cardápios variados.

Foto: Suzy Hazelwood

O Arroz Tio João, uma das marcas mais lembradas e tradicionais do país quando se trata de arroz, criou a linha Variedades Mundiais Tio João justamente para ampliar a diversidade de produtos oferecidos aos seus consumidores, com diferentes grãos, tradicionais de outros países e com valores nutricionais agregados indispensáveis.

Conheça algumas destas variedades:

Arroz Preto

Típico da culinária chinesa, o arroz preto – também conhecido como arroz negro – tem um alto valor nutricional e é considerado um super arroz. O grão é rico em fibras e proteínas, antioxidantes e fonte de minerais como o ferro e o magnésio. Possui textura firme e sabor amendoado, podendo ser servido quente como acompanhamento para peixes, frutos do mar, carnes, aves e pratos agridoces, defumados ou apimentados. Frio, combina com sabores cítricos e refrescantes, ideal para pratos que levam folhas, frutas e verduras. 

Arroz Selvagem

Nativo da América do Norte e considerado um grão sagrado pela cultura indígena de tempos antigos, até hoje o arroz selvagem é muito consumido na região. Apresenta uma grande quantidade de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, cálcio, zinco e potássio. Rico em antioxidantes, o grão pode contribuir no combate à prisão de ventre, auxiliar na prevenção do câncer, retardar o envelhecimento precoce, prevenir doenças cardiovasculares, controlar a absorção de açúcares e, ainda, favorecer a perda de peso, sendo um grande aliado na dieta. Seu aroma é semelhante ao de avelãs torradas e chá preto. 

Arroz Vermelho

De sabor amendoado, o arroz vermelho é tradicionalmente cultivado na França e foi trazido ao Brasil pelos portugueses. Com propriedades que contribuem para o controle do colesterol e prevenção da diabetes, é rico em fibras e minerais como ferro e vitamina B6, que atua na regulação do humor, do sono e do apetite. Pode ser servido com feijão ou como acompanhamento para pratos que levam peixes, carnes e aves. Pode também ser adicionado em saladas, pois combina com sabores frutados, frescos e defumados. 

Arroz Basmati

Típico da cozinha indiana, o arroz basmati apresenta aroma característico de nozes e sabor adocicado. Em sua terra natal, costuma ser preparado com leite de coco e pode ser um bom acompanhamento para pratos com legumes cozidos, verduras frescas e carnes assadas com temperos mais fortes. Ele é rico em fibras solúveis, apresenta baixo índice glicêmico e é rico em minerais como potássio, fósforo, magnésio, e vitaminas como a E, assim como as do complexo B.

Arroz Sasanishiki

Base da culinária japonesa, o arroz sasanishiki é utilizado para o preparo do tradicional Gohan e também sushis. Após o cozimento, seus grãos curtos e arredondados permanecem íntegros e bem aderidos uns aos outros. Entre os benefícios de seu consumo estão a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, o aumento do metabolismo, melhora da digestão e redução da pressão arterial. 

Arroz Carnaroli

Tradicional arroz para risoto, o carnaroli é típico da Itália. Durante o preparo, ele absorve bastante líquido e traz cremosidade à receita. Rico em minerais e vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, ajuda a controlar a glicose e contribui para a regeneração celular. 

Arroz Jasmine

Muito consumido na cozinha tailandesa, o arroz jasmine tem como características os grãos longos, a textura macia, aroma amanteigado e sabor delicado, que lembra a flor de jasmim. Utilizado em pratos que levam sabores fortes e picantes, o arroz jasmine é rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais como manganês e ferro. 

Para conferir esses e outros produtos, acesse o site do Armazém Tio João e ainda ganhe descontos: https://www.armazemtiojoao.com.br/ .

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.