Dicas para encontrar locações por temporada em Curitiba

Saiba onde estão os empreendimentos disponíveis na cidade e como ter acesso de forma segura, tranquila e sem burocracia

As moradias flexíveis têm ganhado cada vez mais relevância no mercado brasileiro, seja para investidores, que podem obter uma rentabilidade alta com esse tipo de ativo, seja para os locatários, que podem contar com propostas inovadoras e descomplicadas para morar e trabalhar. A tendência vem impulsionada por uma mudança no comportamento da sociedade, que busca ter mais flexibilidade no trabalho, como os nômades digitais, que movimentam milhões no mercado ao ano no mundo todo.


Também conhecida como moradia flexível, por assinatura ou short stay, as moradias por temporada dispensam procedimentos burocráticos como fiador e seguro-fiança, trâmites legais complexos e contratos inflexíveis com multas e demais questões que inviabilizam a flexibilidade dos locatários. “As moradias por assinatura são uma das tendências que mais crescem no Brasil e no mundo, pois proporcionam uma grande liberdade de escolher onde e por quanto tempo se quer morar em uma localidade. Entre as opções de moradias flexíveis existem as modalidades short, mid e long stay que têm relação com a quantidade de dias que a pessoa escolhe ficar no imóvel, sendo que todas as opções contam com contratações simples, flexíveis e sem burocracia. Tudo feito por meio do uso da tecnologia”, explica o CEO da Yoga, Avelino Mira.

As opções de locações por assinatura crescem a cada ano, assim como o número de plataformas e empresas que gerenciam os imóveis. “Em Curitiba vemos esse mercado crescer a cada dia, com cada vez mais empreendimentos sendo construídos ou modificados para esse tipo de modalidade de locação. Os investidores também têm olhado com mais apreço para esse tipo de ativo, assim como os locatários que encontram nessa solução uma opção cada vez mais viável e confiável. Para atender a essa demanda, plataformas de gerenciamento de imóveis flexíveis também estão em alta, porém na hora da locação é importante o locatário escolher com cautela, optando por empresas sólidas e com boa reputação no mercado”, conta o CEO.

Para ajudar a selecionar opções de apartamento de locação por assinatura, confira algumas dicas imprescindíveis:

Faça a busca em sites confiáveis

O primeiro passo é buscar por plataformas confiáveis, uma vez que dificilmente você poderá visitar o imóvel antes da locação. “Os portais que disponibilizam moradias por temporada, são os responsáveis por gerenciar toda a comunicação entre empresa de locação e o usuário do imóvel, por isso é importante que seja uma plataforma confiável”, explica Avelino.

Escolha o tipo de locação que melhor se enquadra ao seu perfil

Avelino explica que as estadias em short stay contemplam uma permanência de até 29 dias, o mid stay de 30 a 90 dias e acima de 90 dias é caracterizado um contrato de long stay – modalidade onde existe a exigência, segundo a legislação brasileira, de um contrato de locação. A diferença é que mesmo na modalidade long stay, o modelo de moradia por assinatura é mais flexível, pois não há um tempo mínimo de permanência – que em contratos tradicionais costumam ser de no mínimo 30 meses de vigência. “Seja para moradias short stay ou long stay as operações são digitalizadas e otimizadas, o que facilita a entrega das chaves. Os apartamentos são sempre prontos para morar, decorados e com todas as facilidades necessárias ao dia a dia dos locatários. Basta escolher a unidade desejada, a localidade que mais faz sentido para o locatário, fazer a reserva e seguir para o pagamento, no qual já estão inclusos todos os valores e taxas de serviços”, conta o CEO.

Observe as fotos do imóvel e os detalhes do anúncio

As fotos dos imóveis são fundamentais para conhecer o ambiente, por isso é importante priorizar anúncios que mostram fotos nítidas e de todos os ambientes. “Ficar atento aos dados sobre o imóvel também é fundamental, como a quantidade de cômodos, número de pessoas que comporta, se existem utensílios disponíveis, roupa de cama e de banho, entre outros detalhes. Além disso, muitos empreendimentos oferecem serviços on demand como lavanderia, spa, vending machines, mercado autônomo, aluguel de bicicletas, personal trainer, aulas de yoga e pilates, house cleaning, manutenção e concierge”, reforça Avelino.

Observe a avaliação de outros hóspedes

Nas plataformas que oferecem aluguel para temporada, há geralmente uma área onde os hóspedes podem avaliar e compartilhar a opinião sobre local, atendimento e qualidade dos serviços prestados. Busque essas informações e se certifique que o imóvel conta com um boa avaliação. “Avaliar o NPS (Net Promoter Score) é fundamental para entender se aquele imóvel atende às necessidades e exigências do locatário. Optar por plataformas e serviços que priorizam a experiência do consumidor é algo que deve ser levado em conta antes de alugar um imóvel para temporada”, conta o CEO.

Escolha a localização e a estrutura

A localidade escolhida deve ter uma relação direta com o que se pretende com a locação. Pessoas que querem trabalhar, podem optar por locais mais perto do centro da cidade, já para quem quer tranquilidade e sossego, opções mais afastadas podem fazer sentido. “Curitiba é conhecida pela organização urbana e pelo transporte público de qualidade, o que facilita muito a locomoção na cidade, principalmente nos bairros mais próximos à região central. Se hospedar em locais próximos aos pontos turísticos é também uma boa opção para quem quer passear. Opções não faltam na cidade, isso é certo”, reforça Avelino.

Entre as localizações disponíveis, Avelino aponta algumas opções, que oferecem empreendimentos de alta qualidade em localidades privilegiadas da cidade:

Centro Cívico

Costuma ser o bairro escolhido para quem vem a trabalho, pois fica próximo ao centro da cidade e conta com uma concentração grande de empresas, além de órgãos públicos. O bairro também tem alguns pontos turísticos famosos, como: o Museu Oscar Niemeyer, o Bosque do Papa e o Museu do Holocausto. “Uma boa opção para quem opta por ficar no Centro Cívico é o condomínio Studios do Bosque, que é composto por apartamentos com ótima estrutura e conforto. O empreendimento fica localizado numa das áreas mais nobres de Curitiba, ao lado do Bosque do Papa, o que oferece aos locatários um local com muita área verde e tranquilidade. Além disso, fica próximo ao Palácio do Governo do Estado, ao Tribunal de Contas do Paraná, tribunais de Justiça, dentre outros órgãos públicos, e importantes pontos turísticos e comerciais como o Shopping Mueller, Pedreira Paulo Leminski, etc.”.

Centro e São Francisco (Centro Histórico)

Bairros muito escolhidos para quem vem a trabalho ou para visitar e que contam com diversas opções de serviços como ônibus, mercados, teatros e cinemas, e muitas opções para passeios como: o Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, o Teatro Guaíra, a Biblioteca Pública do Paraná, o Museu Paranaense e o Largo da Ordem, onde ocorre a tradicional feirinha no fim de semana. “Uma opção de moradia por temporada que une localização privilegiada e serviços de alta qualidade, é o Condomínio All You Need, situado no coração de Curitiba, a apenas 700 metros do Shopping Mueller e 350 metros da Praça Tiradentes. Optando por ele, os locatários têm acesso fácil ao bilhete de turismo que permite visitar os parques da cidade usando a linha turística. O All You Need foi projetado para oferecer comodidade e lazer a viajantes e turistas, bem como praticidade e conforto a estudantes e profissionais que precisam estar na região”, explica o CEO

Batel

Excelente opção para quem está na cidade a passeio e a trabalho. O bairro conta com localização privilegiada, imóveis de alto padrão, bares, praças e shoppings, atendendo aos mais diferentes perfis de locatários. “No Batel, o Helbor Stay Batel é uma opção privilegiada de hospedagem, que fica na Avenida Silva Jardim, uma das principais vias da cidade e perto de shoppings, pontos turísticos, farmácias e supermercados. Além disso, é uma boa escolha para viajantes em viagens de negócios, lazer ou eventos sociais, pois a região oferece opções de entretenimento para todos os gostos, incluindo restaurantes renomados, bares e baladas. Para quem quer curtir a cidade, a Avenida do Batel, a mais famosa e conceituada de Curitiba, fica a poucos minutos a pé”, finaliza Avelino.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa