Neurociência: confira 5 passos para reduzir a ansiedade

Ideias tóxicas, depressão, ansiedade – a desordem mental é frequentemente agravada por um mundo caótico e sustentada pela incapacidade de controlar pensamentos desordenados. Mas, segundo a neurocientista cognitiva Caroline Leaf, essa “bagunça” não deve fazer parte do novo normal. Com a ajuda da ciência, é possível afastar pensamentos intrusos e melhorar a saúde física e mental.

Foto: Freepik

No livro Organize sua desordem mental, publicado pela Editora Hábito, a doutora em Patologia da Comunicação apresenta soluções simples e científicas para dominar o pensamento nocivo. Desde 1980, Caroline investiga o poder da neuroplasticidade, ou seja, a capacidade do cérebro de mudar, aprender e se reprogramar a partir de novas experiências.

Com base nestes princípios, a autora apresenta na obra cinco passos para detectar e alterar os pensamentos e as reações antes que se tornem redes neurais e hábitos tóxicos. Esse gerenciamento estratégico da mente, que nominou de neurociclo, passa pelas etapas de reunir, refletir, escrever, verificar e alcançar. De acordo com os estudos clínicos, o método pode ajudar a reduzir a ansiedade e depressão em até 81%.

Quando aplicamos o gerenciamento mental, aprendemos de fato a usar os conselhos e as informações que recebemos no decorrer da vida. Quando aprendemos a gerenciar a mente, podemos ir além de postar citações inspiradoras nas redes sociais e inspirar os outros a agir de acordo com o modo como nós vivemos realmente.

Dividido em duas partes, na primeira o livro analisa o que é a mente, o que acontece quando não é usada corretamente e por que a utilização dos cinco passos para gerenciá-la é a solução para organizar a desordem mental, incluindo os resultados das recentes pesquisas da autora. A segunda parte apresenta o plano clinicamente aplicado e cientificamente comprovado do neurociclo.

“Se nossa mente está desordenada, nossa vida também fica desordenada; e, quando nossa vida está desordenada, nossa saúde mental e física sofrem”, afirma Caroline, ao lembrar que o neurociclo pode ser usado em qualquer tarefa que exija pensar. Afinal, as pessoas podem passar três semanas sem comida, três dias sem água, três minutos sem oxigênio, mas não ficam nem três segundos sem pensar.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.