Réveillon 2023: melhores destinos brasileiros para passar a virada do ano

Após dois anos enfrentando restrições por conta da pandemia da Covid-19, os brasileiros podem voltar a planejar com mais tranquilidade a viagem de réveillon. Com o avanço da vacinação e o controle da crise sanitária no país, muitas pessoas poderão tirar do papel o sonho de conhecer ou revisitar os destinos turísticos mais procurados nesta época.

Viajar é o segundo maior sonho de consumo dos brasileiros em 2022, atrás apenas da compra da casa própria, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a empresa de tecnologia Fiserv. 

Outro estudo, feito pela Hibou em conjunto com o Score Group, identificou quais as datas favoritas dos brasileiros para viagens. O réveillon foi apontado por 46% dos entrevistados, atrás apenas do Natal, citado por 54%.

A possibilidade de dar vazão à demanda reprimida desde 2020 trouxe otimismo ao setor de turismo. Motivada também pelas expectativas para as festas de fim de ano, a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou para cima a projeção de crescimento do setor para este ano, passando de 4,3% para 5,1%, em comparação com 2021.

Para onde ir? Conheça dez destinos turísticos para o fim de ano

Descansar, curtir passeios em família ou ir para balada com os amigos. Não importa como o turista queira aproveitar a chegada de 2023, do Norte ao Sul, o Brasil oferece opções para todos os gostos, como explica o diretor da Capo Viagens, Orsini Nascimento.

Segundo ele, as cidades com praias, festas famosas e atrações diversificadas estão entre os destinos turísticos mais procurados para o réveillon. “São lugares que atraem pela beleza, programação cultural e diferentes oportunidades de lazer”, avalia Orsini.

Alter do Chão (PA)

Localizada no estado do Pará, a cidade é conhecida pelas belas praias de água doce. Em 2009, foi apontada como um dos melhores destinos turísticos do Brasil pelo jornal britânico The Guardian. Além das opções de lazer em hotéis e pousadas, a festa Réveillon Vai Tapajós tem celebrações agendadas para os dias 27, 29 e 31 de dezembro de 2022.

Búzios (RJ)

Búzios é uma opção versátil para os turistas, situada na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. As praias são um convite para relaxar, enquanto as festas públicas e particulares animam a virada do ano. Nos beach clubs, DJs e artistas famosos comandam as pistas.

Fernando de Noronha (PE)

Um dos destinos turísticos mais procurados entre os brasileiros, em qualquer época, também é destaque no Ano Novo. O local atrai pessoas de todas as idades que gostam de estar em contato com a natureza. O lazer inclui passeios de lancha e mergulhos para ver de perto os golfinhos. É possível, ainda, esticar o roteiro da viagem até Porto de Galinhas. Para o réveillon, hotéis e pousadas preparam vários dias de festas.

Florianópolis (SC)

Conhecida como Ilha da Magia, a capital catarinense também está entre os lugares mais procurados para a virada do ano. Além das praias e da famosa sequência de camarão servida nos restaurantes, os turistas podem se deliciar com as festas de réveillon oferecidas em bares e clubes localizados ao longo de toda a ilha.

Gramado (RS)

Reconhecida como o melhor destino turístico brasileiro, em 2015, pelo TripAdvisor, Gramado não é só uma opção para o inverno. No final do ano, a cidade recebe muitos turistas interessados em curtir as atrações culturais públicas e privadas. Até o dia 31 de dezembro, é possível acompanhar a programação do tradicional Natal Luz. Também há várias festas para a celebração do Ano Novo.

Jericoacoara (CE)

A queima de fogos em Jericoacoara é uma atração para toda a família celebrar a chegada de 2023. A festa promovida gratuitamente pela prefeitura da cidade também inclui tendas com música eletrônica. Nos hotéis, restaurantes e bares há ceias comemorativas e mais festas. Durante o dia, os turistas podem descansar nas redes à beira-mar.

Maragogi (AL)

Mergulhar nas piscinas naturais, contemplar o mar esverdeado e passear de buggy são atividades de lazer que atraem turistas o ano inteiro para Maragogi, em Alagoas. Na virada do ano, além dessas atividades, haverá a edição do Réveillon Mil Sorrisos pela primeira vez. O evento terá atrações diurnas e noturnas entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro.

Rio de Janeiro (RJ)

Na cidade do Rio de Janeiro, milhões de pessoas comparecem à praia de Copacabana para acompanhar o espetáculo gratuito de queima de fogos. Nos clubes, bares, restaurantes e hotéis também há celebrações privadas que seguem até o amanhecer. Acompanhar o nascer do sol na Praia do Arpoador é outra tradição do réveillon carioca.

São Miguel do Gostoso (RN)

Entre os dias 26 e 31 de dezembro, ocorre o Réveillon do Gostoso, uma das mais famosas celebrações de Ano Novo do país. A festa reunirá nomes como Dennis DJ, Jorge e Mateus, Jammil e Pedro Sampaio. Quem quiser curtir a virada de forma mais tranquila na cidade pode aproveitar as praias e os passeios diurnos.

São Paulo (SP)

A capital paulista possui uma vasta programação cultural. Além dos parques, museus e espaços culturais para o passeio do turista, a Avenida Paulista vira palco de uma série de shows gratuitos na virada do ano. O calendário festivo também inclui celebrações particulares em clubes, bares, restaurantes e hotéis.

Black Friday pode ajudar no planejamento da viagem 

Viajar exige planejamento. É preciso preparar-se financeiramente, elaborar o roteiro, pensar os passeios, comprar passagens, fazer reservas e separar os documentos. No réveillon não é diferente. “É importante verificar tudo com antecedência, pesquisar bastante e aproveitar as oportunidades”, orienta o diretor da Capo Viagens, Orsini Nascimento.

Ele afirma que ainda dá tempo de planejar a viagem de Ano Novo. Mesmo quem não se preparou financeiramente pode ter nos descontos da Black Friday, realizada em novembro, a oportunidade de baratear os custos. 

Segundo Orsini, o setor do turismo participa da iniciativa. “No início de novembro, iremos lançar a campanha de esquenta para a Black Friday, oferecendo desconto”, adianta. A data oficial da ação acontece no dia 25 do mesmo mês.