Programa CastraPet conclui 413 procedimentos em três cidades nesta semana

As atividades do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), no município de Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba, encerraram na sexta-feira (24) com 136 animais esterilizados, sendo 79 cães (22 machos e 57 fêmeas) e 57 gatos (25 machos e 32 fêmeas).

Nos dias 22 e 23 de setembro, as castrações foram realizadas em Campo do Tenente (RMC) e Cambé (Norte). No município de Campo do Tenente foram castrados 167 animais, e em Cambé, cerca de 110. Ao todo, 413 foram atendidos na semana. 

A iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com apoio das prefeituras no cadastramento e definição da prioridade local.

“O CastraPet busca prevenir superpopulação indesejada de animais, além de prevenir doenças e amparar famílias e projetos de proteção animal que não tem condições de pagar pelo serviço”, disse o secretário Márcio Nunes.

Como participar

Para participar do programa, o município deve entrar com pedido junto à Sedest ou deputados estaduais para a liberação de recursos necessários.

Quando a cidade é contemplada, é necessário estabelecer pontos para o cadastro dos animais, respeitando o número de vagas disponibilizadas. É levada em consideração também a prioridade de atendimento para os animais de famílias de baixa renda, protetores e/ou animais de rua.

Após as cirurgias as famílias recebem gratuitamente o medicamento para a recuperação dos pets, além de um microchip eletrônico para a identificação do animal.

Informações da Agência Estadual de Notícias