Neurocientista é preso por vender “cogumelos mágicos” online

Com a colaboração de SBT News

Um neurocientista de 29 anos foi preso nesta quarta-feira (26) após montar um laboratório completo para produção de cogumelos alucinógenos e substâncias derivadas que eram vendidas online. O caso aconteceu no Lago Norte, área nobre de Brasília.

Divulgação/Polícia Civil

Ele criou uma estrutura online para a venda em larga escala dos produtos em um website e páginas no Instagram. Os cogumelos eram apresentados em cápsulas, extratos, culturas e também in natura.

O autor, que não teve a identidade revelada, estudou neurociência na Austrália e cursou por quatro anos o curso de medicina na Argentina. O laboratório clandestino foi instalado em um apartamento residencial de alto padrão.

A investigação da polícia durou cinco meses. A operação Cogumelo Mágico foi comandada pela Coordenação de Repressão às Drogas (CORD) da Polícia Civil do Distrito Federal.

Veja também:

As substâncias eram vendidas com a promessa de curar inúmeras doenças. As páginas apresentavam, inclusive, a prescrição de quantidade dos produtos de difusão ilícita fornecidos com a utilização de uma “calculadora mágica” que indicava a dosagem a ser utilizada por cada indivíduo.

Durante as buscas, os policiais encontraram equipamentos de indústria farmacêutica, estufa e equipamentos que comprovam a rotina de envase e distribuição. Foram apreendidas milhares de cápsulas e litros de produtos ilícitos, extratos vegetais e vários quilos dos cogumelos in natura. Entre os cogumelos apreendidos estão aqueles que possuem o alcaloide psilocibin, substância altamente viciante e que causa graves danos à saúde física e mental. 

Detalhes da produção e comercialização, como a organização e apresentação dos produtos, com falsos embasamentos científicos para induzir pessoas ao consumo, chamaram a atenção da polícia. Segundo o delegado responsável pela operação, o investigado organizou um esquema de produção muito detalhado.

Os policiais indentificaram transações para clientes no Brasil, de vários estados, e no exterior. Só nos últimos seis dias, foram identificadas 86 encomendas enviadas. O homem foi indiciado por tráfico de drogas, venda e exposição à venda de substância e coisas nocivas à saúde, exercício ilegal da medicina, curandeirismo e incitação ao crime. Somadas, as penas dos crimes podem chegar a 33 anos de reclusão.

Veja as fotos dos cogumelos mágicos:

  • cogumelos-magicos-online
  • magicos-congumelos
  • cogumelos-magicos
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.