Como buscar um novo trabalho em 2022

Por Tais Targa

Foto: Reprodução/Adobe Stock

A forma de procurar emprego mudou após alguns meses de pandemia. Praticamente todas as entrevistas foram realizadas de maneira online.

O movimento na internet é maior ainda e hoje já é possível filtrar as oportunidades de emprego remotas.

Creio que a longo prazo os processos seletivos se tornarão ainda mais digitais e a agilidade será ainda maior. Se a vocid-19 acelerou o futuro, aproveite e seja estratégico nas atividades que podem acelerar a sua recolocação.

Pensando nisso, separei algumas ações que você pode colocar em prática para acelerar seu projeto de recolocação:

  1. Aproveitar e rever os textos do seu currículo e perfil no LinkedIn. Projetos recentes que você ainda não incluiu, lista detalhada dos resultados obtidos no seu último emprego ou ainda cursos recentes que você deixou de detalhar.
  2. Intensificar sua presença online e fazer contatos com quem pode lhe dar dicas sobre o mercado. Uma abordagem introdutória pode ser o questionamento sobre o que seu contato acredita que acontecerá no mercado. Muitas pessoas se sentem valorizadas em fazer previsões.
  3. Pesquisar sobre quais os segmentos estão contratando. Lembre-se: sempre existem demandas de mercado que aumentam muito em períodos de crise. Em breve, escreverei sobre isto. Já te adianto que os segmentos de Bens de Consumo, Materiais de Construção, Tecnologia e Alimentos estão a todo vapor.
  4. Aproveitar os feriados e finais de semana, mas reservar sempre um tempo para checar as redes sociais. Neste final do ano há mais movimento de contratações, é muito provável que não teremos um período de recesso longo.
  5. Fazer o seu VÍDEO CURRÍCULO – se precisar de ajuda, me peça nos comentários, tenho muito material produzido sobre o assunto.
  6. Consumir muitos cursos online e, assim que os concluir, já inserir no seu currículo. Você pode também sair mais de casa e aproveitar os eventos presenciais. Depois de tanto tempo em isolamento, muita gente está priorizando eventos presenciais.
  7. Traçar sua estratégia de recolocação. Se você não tinha tempo para trabalhar estrategicamente a sua recolocação agora é o momento. Nada como fazer com calma toda a estruturação para seu reposicionamento no mercado. Faça um cronograma e reserve um período por dia para tal.
  8. Realizar algum trabalho voluntário. Existem muitos profissionais se organizando para doar conhecimento, ajudar ao próximo e preencher os dias de confinamento com mais propósito. Esta atividade pode ser incluída no seu Currículo.
  9. Preparar-se para brilhar nas entrevistas online e nas presencias também. Se você nunca fez uma entrevista por vídeo o momento chegará em breve. E se agora esqueceu como é uma entrevista ao vivo e a cores é hora de se reprogramar, algumas empresas já estão fazendo todo o processo de maneira presencial.
  10. Investir na sua saúde mental e soft skills. Atividades meditativas, leitura, aulas de yoga online e encontros virtuais com pessoas que você ama vai ajudar demais. Se puder, faça também uma atividade aeróbica. Estudos recentes mostram que este tipo de atividade é a melhor forma de extrair o melhor do funcionamento do seu cérebro.

E você, acrescentaria algo? Deixa o seu comentário.

Sobre a autora

Psicóloga, Mestre em Educação, Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das brasileiras com mais destaque na produção de conteúdo no LinkedIn – LinkedIn Top Voices. Palestrante, Professora de MBA, Escritora, viciada em redes sociais e empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação.  Coach do ano 2018 (reconhecimento como Coach do ano pelo grupo Record). Autora do Livro Você de Emprego Novo – Editora Évora. Professora de Pós Graduação da FIA online.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.