Estimativa aponta que Natal de Curitiba teve crescimento de 10% do público

A edição de 2022 do Natal de Curitiba já está sendo considerada um sucesso. Com a volta das atrações integralmente presenciais e com a maior programação gratuita do Brasil, o Natal movimentou a economia local em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e comércio. 

Natal de Curitiba movimenta a economia e encanta moradores e turistas. (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Os números ainda não foram totalizados, mas a estimativa aponta que o evento deve confirmar a expectativa de crescimento de 10% no movimento de turistas e de público, em relação a 2019, último ano antes da pandemia da covid-19, segundo o Instituto Municipal de Turismo.

O espírito do Natal envolveu toda a cidade, com decorações e espetáculos descentralizados. Entre as mais de 130 atrações, espetáculos de ópera, ballet, corais, oratório, concertos e feiras de Natal. Nesta edição, Curitiba montou cerca de 40 árvores espalhadas pelos bairros e que podem ser apreciadas até este domingo (8). 

Veja também:

A Vila de Natal Electrolux reuniu a roda-gigante luminosa, Casa do Papai Noel, decoração especial, espaço gourmet com atividades interativas, além da tradicional feirinha especial. Pela roda gigante, passaram 11.854 pessoas.

Os cavalinhos coloridos e “xícaras malucas” voltaram em dose dupla em 2022. Os nostálgicos carrosséis venezianos no Passeio Público, com patrocínio da rede de supermercados Condor, e no Parque Tanguá, patrocinado pelo Marista, receberam 53.500 visitantes. 

O Caminho de Luz Ligga, no Parque Barigui e Parque Náutico receberam cerca de 160.820 pessoas. 

O público dos espetáculos está sendo contabilizado pela Fundação Cultural de Curitiba e deve ser divulgado em breve.

Edições anteriores

Na última edição antes da pandemia, em 2019, a programação de Natal de Curitiba reuniu cerca de 746 mil pessoas segundo levantamento do Instituto Municipal de Turismo. Do público que acompanhou os eventos, 106 mil eram turistas que tiveram uma taxa de permanência na cidade de quase quatro dias. 

Na pré-pandemia, o Natal de Curitiba movimentou R$ 71 milhões na economia local devido à programação de fim de ano. Já em 2021, o Natal de Curitiba, que manteve uma programação híbrida, registrou quase dois mil empregos diretos entre artistas e bastidores do evento.

Últimos dias para contemplar a decoração

Quem não conseguiu ver toda a decoração antes de o Papai Noel chegar pode ficar tranquilo, já que a beleza das luzes natalinas pela cidade fica até domingo (8), como os carrosséis do Parque Tanguá e do Passeio Público, com passeios gratuitos para a criançada.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.