Gastronomia afetiva e tradicional marcam os 54 anos de restaurante árabe em Curitiba

Em uma charmosa esquina do Centro Histórico de Curitiba habita um dos mais tradicionais restaurantes árabes da cidade. O Oriente Árabe, que completa 54 anos de funcionamento ininterruptos em 2022, tem um menu repleto de especialidades tradicionais da gastronomia do Oriente Médio, sendo algumas receitas de família guardadas a sete chaves. Kibe naie (cru), babaganuch, malfuf (charutos de repolho), falafel e Roz Maroc são alguns dos exemplos de pratos servidos na casa desde sua inauguração, em 1969.

O Oriente Árabe tem suas raízes diretamente ligadas à Síria, da onde vieram Mohamed Moukhles Jamil Abdul Hak e sua esposa Noria Heraki Abdul Hak. O casal inaugurou o restaurante na primeira sede, na Rua das Flores, com o objetivo de difundir a cultura e a culinária árabe na capital. Foi ainda o filho do casal, Faissal Abdel Hak, que trouxe outra inovação à frente do negócio antes de passá-lo a Fernando Portella, atual proprietário. O espaço foi o pioneiro em trazer apresentações de dança do ventre, que na época eram trazidas de São Paulo.

As apresentações de dança árabe seguem sendo um dos diferenciais do restaurante. Aos sábados, as dançarinas fazem um show com couvert gratuito, mostrando um pouco da cultura árabe aos clientes. “Nesses mais de 50 anos o Oriente Árabe já passou por muita coisa e inovou também. Acreditamos que hoje fazemos parte da história da gastronomia árabe em Curitiba, mantendo muitas receitas originais e também trazendo uma pitada de novidade para nossos clientes”, destaca Fernando Portella.

Tradição e diversidade à mesa

O restaurante conta com cardápio bem diversificado, com especialidades quentes e frias, grelhados, petiscos, combos e alguns formatos que ficaram bastante conhecidos, como o rodízio árabe, com cerca de 20 pratos servidos à vontade. Nos almoços também faz sucesso o menu executivo personalizado.

De terça-feira a sábado, a casa fica aberta das 11 horas às 23 horas, sem intervalos. “Como ficamos em uma região histórica percebemos a necessidade de atender em horário estendido para que as pessoas pudessem almoçar mais tarde ou vir para o happy hour. Além disso, recebemos muitos turistas, que precisam de opções em horários não convencionais de almoço ou janta, por exemplo”, conta o proprietário. Domingo o horário de funcionamento é das 11 horas às 15h30.

Novidades para o inverno

Em meados de junho o Oriente Árabe coloca em seu cardápio pratos árabes especialmente pensados para serem degustados na época mais fria do ano: o inverno. A partir de 15 de junho estarão disponíveis na casa o Fatti, o Kibe Labnie e a Sopa de Lentilhas.

O Fatti é preparado com cordeiro desfiado, grão de bico e pão árabe torrado ao molho de coalhada. A porção vem acompanhada de arroz sírio. 

O Kibe Labnie é outra deliciosa sopa que contém 4 kibinhos cozidos no molho de coalhada, manteiga e hortelã. E a sopa de lentilha à moda árabe tem o diferencial de ser vegana. Ela leva apenas cebola, lentilha, sal, pimenta e salsinha.

Serviço

Oriente Árabe – Rua Kellers, 95 – São Francisco

Estacionamento próprio e gratuito

Horário de atendimento: Terças a sábados das 11h às 23h. Domingos das 11h às 15h30.

Horário delivery: Terça a sexta das 18h30 às 23h. Sábados das 11h30 às 15h e das 18h30 às 23h. Domingos das 11h30 às 15h.