STJD aceita recurso e Alef Manga pode voltar ao Coritiba

Com a colaboração de Robson De Lazzari/Rede Massa

O atacante Alef Manga está perto de voltar ao Coritiba após decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O tribunal acatou o pedido da defesa do atleta e ele pode ser liberado para defender o Coxa já no Campeonato Paranaense.

alef-manga-volta-coritiba
Foto: Arquivo/Coritiba

Suspenso do futebol por um ano após confessar participação em esquema de apostas, Manga se apoia no caso do jogador Igor Cariús, ex-Paraná Clube, que conseguiu na Justiça o direito de voltar aos gramados antes do fim da punição.

Conforme consta no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), depois que a metade da pena for cumprida, a defesa do atleta pode pedir que o restante da punição seja convertido em serviços sociais ou em multa pecuniária.

O STJD acatou o pedido de Igor Cariús, a defesa de Manga também entrou com recurso e o jogador já está liberado da pena.

Alef Manga já pode voltar ao Coritiba?

A dúvida dos advogados de Alef Manga e da diretoria do Coritiba é como o STJD avalia o início do cumprimento da pena.

Caso o Tribunal considere que a pena começou a ser cumprida quando Manga foi condenado em primeira instância, o jogador estará apto a voltar ao Coritiba a partir de fevereiro. Mas se a Justiça Desportiva entender que o início da pena veio apenas depois da internacionalização da punição, quando Manga parou de jogar no Chipre, ele só ficaria disponível a partir de maio.

Oficialmente, Alef Manga ainda não foi reintegrado ao elenco coxa-branca e segue com o contrato suspenso. Caso ele seja autorizado a retornar já no mês que vem, ainda precisará cumprir cinco jogos de suspensão no Campeonato Paranaense por participação na briga no clássico Athletiba no torneio do ano passado.

“O Alef Manga é um atleta do Coritiba que se encontra atualmente com o contrato suspenso por uma questão legal, e a Justiça é que vai dar o timing da sua autorização. A partir do momento que tiver liberação legal, nós iremos tratar desse assunto. Até agora é uma suposição”, destacou Júnior Chavare, diretor executivo de futebol do Coritiba, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (10).

Nota da defesa de Alef Manga

“Como representante legal do jogador Alef Manga, informo que o STJD acatou o pedido de conversão da pena do atleta. Ato contínuo, será realizado o pagamento da multa imposta e aguardo a expedição da certidão do DCO a fim de obter a data precisa do retorno do atleta manga à temporada 2024.

Nesse sentido, a defesa está muito satisfeita coma decisão do STJD e tomará as medidas necessárias para garantir que o atleta esteja regularizado a tempo de exercer plenamente sua profissão.”

Relembre o caso Alef Manga

No Campeonato Brasileiro de 2022, Alef Manga aceitou dinheiro para receber um cartão amarelo na partida contra o América-MG e, assim, colaborou com apostadores.

O caso veio à tona em 2023 e Manga foi julgado e punido pelo STJD com um ano de suspensão. Ele teve o contrato suspenso com o Coxa, foi reintegrado ao elenco e depois acabou emprestado ao Pafos, do Chipre.

Com a internacionalização da pena, ele também teve que parar de jogar pela equipe europeia e agora aguarda uma decisão da Justiça para voltar a vestir a camisa do Coritiba.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.