Alison dos Santos fecha ano perfeito nos 400m com barreiras com ouro na Suíça

Galà dei Castelli, 12 (AE) – Imbatível nos 400 metros com barreiras em 2022, Alison dos Santos se despediu da temporada nesta segunda-feira com vitória no Meeting Galà dei Castelli, na Suíça. Piu, como o atleta é conhecido, parte para as férias após ganhar medalha de ouro em todas as disputas de seu ano mágico.

O atleta brasileiro já havia conquistado o título mundial em Eugene, nos Estados Unidos, e da Diamond League, fechando com chave de ouro em Zurique, na Suíça, quinta-feira passada – também brilhou nas etapas de Doha, Eugene, Oslo, Estocolmo, Silésia e Bruxelas.

Piu terminou a última prova no ano, válida pela série prata do World Continental Tour, com 47s61, bem distante da marca de 46s29 que garantiu o título mundial. Mesmo assim, não foi ameaçado no Estádio Comunale de Bellinzona, na Suíça, cruzando com mais de um segundo de vantagem sobre o segundo colocado.

A medalha de prata na Suíça ficou com o francês Wilfried Happio, com o tempo de 49s06, e o bronze acabou com o cubano naturalizado turco Yasmani Coppelo (49s66).

Alison dos Santos permanecerá por algumas semanas na Europa descansando após a temporada perfeita de nove ouros. Ele dará continuação nas férias em São Joaquim da Barra, sua cidade natal, no interior de São Paulo, com a família e os amigos, antes de retomar os treinos.

A meta de Piu para 2023 é derrubar o recorde mundial do norueguês Karsten Warholm, de 45s94, cravado na conquista olímpica de Tóquio em 2021. Naquela decisão, o brasileiro acabou com o bronze. Na próxima temporada Alison defenderá o título da Diamond League e do Campeonato Mundial, em Budapeste, na Hungria, entre 19 e 27 de agosto.

Por Estadão Conteúdo