Com um a menos, Athletico perde para o Flamengo e amarga o vice da Libertadores

Não deu para o Athletico. Jogando em Guayaquil, no Equador, o Furacão perdeu por 1 a 0 para o Flamengo e viu a equipe carioca celebrar o tricampeonato da Libertadores da América. O gol da vitória foi marcado por Gabigol aos 49 do primeiro tempo, minutos depois da expulsão do zagueiro Pedro Henrique.

Foto: José Tramontin/athletico.com.br

O Athletico voltava à decisão da maior competição do continente depois de 17 anos e, apesar do favoritismo dos cariocas, ainda tinha chances de equilibrar as ações e disputar a taça contra um dos clubes mais ricos do país.

Com um a menos, a missão ficou mais complicada e, mesmo assim, as melhores chances de gol (com exceção, é claro, do gol marcado por Gabriel Barbosa) foram da equipe paranaense.

Felipão surpreendeu na escalação com Vitor Roque titular e um esquema inédito com três volantes (Hugo Moura, Fernandinho e Alex Santana) e um meia (Vitor Bueno), enquanto Dorival Junior colocou em campo o time que o país inteiro já sabe escalar de cabeça.

O primeiro tempo foi bastante equilibrado e o Furacão só saiu atrás depois de ficar com um a menos. No segundo tempo, o Flamengo dominou o meio de campo e passou a ditar o ritmo do jogo, mas as melhores chances foram criadas pelo Athletico. 

Primeiro tempo

Os primeiros 45 minutos foram bastante equilibrados e o Athletico conseguiu criar boas chances de gol. A situação para os paranaenses parecia estar se alinhando quando, aos 18, o lesionado Filipe Luís precisou deixar o campo para a entrada de Ayrton Lucas, mudando os planos de Dorival Junior.

As duas equipes criaram boas chances: o Furacão teve boas chegadas com Alex Santana e Vitinho, enquanto o Flamengo teve chance com Rodinei e boas tabelas pelas laterais. Aos 30 minutos, foi a vez do capitão Thiago Heleno precisar de atendimento fora de campo com um corte na cabeça.

Quando o primeiro tempo já caminhava para o fim, o zagueiro Pedro Henrique fez falta dura em Ayrton Lucas, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Felipão decidiu recuar Fernandinho ao invés de colocar Matheus Felipe, que estava pronto para entrar no time, e o improviso nos últimos minutos do primeiro tempo resultou no gol do Flamengo.

Aos 49, Everton Ribeiro e Rodinei tabelaram pela direita, o meia cruzou e encontrou Gabriel Barbosa sozinho para empurrar para o fundo do gol, abrindo o placar para os cariocas.

Segundo tempo

Com o gol sofrido, o Athletico já voltou do intervalo com Matheus Felipe na zaga, substituindo o volante Alex Santana. Com um homem a menos no meio de campo, a pergunta que pairava na cabeça do torcedor athleticano era como seria o comportamento do meio do Flamengo, um dos mais qualificados do país.

E os espaços começaram a aparecer logo nos primeiros minutos. Toda a falta de criação do time carioca na primeira etapa se apresentou antes dos cinco minutos de bola rolando, com bons chutes de Pedro e Gabriel. Com um a menos, o Athletico recuou e chamou o adversário para seu campo de defesa, tentando segurar o ímpeto ofensivo Flamengo para apostar nos contra-ataques.

O Furacão continuou no sufoco e Bento salvou o que seria o segundo gol em ótima jogada que culminou em finalização de Gabigol.

Felipão decidiu mexer no time mais duas vezes. Vitor Bueno saiu para a entrada de Canobbio, e Vitinho deixou o campo para dar lugar a Rômulo aos 12 do segundo tempo. mas as tentativas de ataque do Furacão continuavam sendo neutralizadas pela defesa flamenguista – Pedro começou a participar mais do jogo e teve pelo menos três boas chegadas no ataque.

Vitor Roque deu lugar a Pablo e o Athletico até tentava se soltar, mas esbarrava na postura defensiva do Flamengo e, de quebra, abria espaço para possíveis contra-ataques. Os cariocas passaram a ditar o ritmo da partida, controlando os passes e deixando o jogo mais lento. Mas quando o Furacão tocava na bola, o jogo ficava mais acelerado na busca pelo gol de empate.

O volante Hugo Moura foi sacado e Terans entrou em campo aos 30 minutos e o Flamengo seguia ditando o ritmo da partida atrás do segundo gol, mas o Furacão começava a levar mais perigo ao gol defendido por Santos. O ex-goleiro do Athletico, inclusive, bateu roupa em chute de Terans e, por pouco, a bola não sobra para Canobbio.

Por mais que o Furacão tenha melhorado no decorrer do segundo tempo, a defesa do Flamengo segurou a pressão, os meias controlaram o jogo e o placar final rendeu o tricampeonato para o Rubro-negro carioca.

Furacão é Massa

Para acompanhar essa partida histórica, o Grupo Massa traz um projeto especial, o ‘Furacão É Massa’. A megacobertura da final da Libertadores tem o patrocínio de Frigo Novak, Consórcio Servopa e Mr. Jack, que ajudam a trazer ao público conteúdos produzidos preparando o clima para o duelo que pode colocar o Athletico na glória eterna.

Tudo o que o torcedor precisa saber antes da partida decisiva será exibido em matérias especiais exibidas na Rede Massa | SBT, além de boletins na Massa FM com participação do narrador Téo José, além de conteúdos extras nas redes sociais e também nos portais Massa News e Massa FM.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.