Brasileiros perdem na estreia do Mundial de Judô; veja a tabela completa

O Mundial de Judô começou nesta quinta-feira (6) com dois brasileiros no tatame da Humo Arena, em Tashkent, no Uzbequistão. Estreantes em mundiais, os ligeiros Allan Kuwabara e Amanda Lima não conseguiram avançar em suas chaves e voltam do Mundial com a dolorosa lição da derrota. 

brasileiros-mundial-judo
Foto: Reprodução/IJF

“Meu primeiro Mundial, eu estava muito nervoso. Mas o que levo daqui é voltar para casa e treinar mais. Minhas condições estavam muito boas, mas foi tudo muito rápido, não consegui sentir muito a competição. Vou voltar para casa, treinar mais e vir melhor na próxima”, avaliou Kuwabara. Ele fez a primeira luta da competição contra o britânico Samuel Hall, que venceu imobilizando o brasileiro depois de marcar um waza-ari. 

Já Amanda estreou contra a cazaque Abiba Abhuzakinova, que abriu um waza-ari de vantagem no início da luta. A brasileira conseguiu empatar antes de finalizar o tempo e levou a decisão ao Golden score. No tempo extra, a adversária surpreendeu Amanda com uma entrada rápida e marcou o ponto da vitória. Abhuzakinova seguiu às oitavas de final e eliminou a cabeça-de-chave número um do Mundial, a francesa Shirine Boukli.

“Vou tirar o máximo proveito que eu tive dessa competição, tentar aprender com meus erros. Eu vim para esse campeonato, realmente, querendo ganhar tudo, independentemente se era a primeira, a segunda, eu vim para me entregar. Eu queria muito ter conseguido andar na chave, conseguir uma medalha, infelizmente não deu”, lamentou Amanda. 

Veja a tabela do Mundial de Judô

Sábado (08/10) — Peso leve (57kg e 73kg)

Jéssica Lima encara a mongol Ichinkhorloo Munkhtsedev e a campeã olímpica Rafaela Silva estreia diretamente na segunda rodada contra a anfitriã Nilufar Ermaganbetova. No masculino, Daniel Cargnin luta contra Alexandru Raicu, da Romênia.

Domingo (09/10) — Peso meio-médio (63kg e 81kg)

Cabeças de chave, Ketleyn Quadros aguarda o resultado de Jing Tang (CHN) x Ariela Sanchez (DOM) e, no masculino, Guilherme Schimidt luta contra o vencedor de Antonio Esposito (ITA) x Erdenebayar Batzaya (MGL).

Segunda-feira (10/10) — Peso médio (70kg e 90kg)

Quatro judocas brasileiros entrarão em ação no antepenúltimo dia de disputas individuais. No feminino, pela segunda rodada, Maria Portela estreia contra Anastassiya Mayakova, do Cazaquistão, e Luana Carvalho encara a francesa Marie-Ève Gahié.

Já no masculino, Rafael Macedo aguarda resultado de Klen Kaljulaid (EST) x Erlan Sherov (KGZ), enquanto Marcelo Gomes estreia contra o vencedor de Alexis Mathieu (FRA) x Abderahmane Diao (SEN).

Terça-feira (11/10) — Peso meio-pesado (78kg e 100kg)

A bicampeã mundial Mayra Aguiar estreia na segunda rodada contra a croata Petrunjela Pavic. No masculino, Rafael Buzacarini, também na segunda rodada, luta contra o cazeque Islam Bozbayev.

Quarta-feira (12/10) — Peso pesado (+78kg e +100kg)

Beatriz Souza, já nas oitavas de final, aguarda o resultado de Larisa Ceric (BIH) x Shiyan Xu (CHN). No masculino, Rafael Silva estreia na segunda rodada contra o vencedor de Marc Deschenes (CAN) x Ruixuan Li (CHN).

Quinta-feira (13/10) — Disputa por equipes

A Seleção Brasileira de Judô tem estreia marcada contra a Coreia do Sul. Caso passe, pegará Israel, Áustria ou Uzbequistão nas quartas de final.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.