Ana Marcela conquista medalha de ouro na maratona aquática feminina em Tóquio

(Reuters) – A nadadora brasileira Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro na maratona aquática feminina na Olimpíada de Tóquio, nesta quarta-feira (horário local), fechando a prova com 10 km de distância em pouco menos de duas horas.

Sharon van Rouwendaal, da Holanda, que havia conquistado o título olímpico nos Jogos do Rio em 2016, ficou com a prata, e Kareena Lee, da Austrália, levou o bronze.

Ana Marcela, que disputou sua primeira Olimpíada com apenas 16 anos nos Jogos de Pequim 2008, é um dos principais nomes do esporte no cenário internacional, mas nunca havia conquistado uma medalha olímpica.

As nadadoras enfrentaram as águas do Parque Marinho de Odaiba, com nuvens baixas e um céu azul proporcionando uma sombra acolhedora do sol escaldante no início do dia na capital japonesa.

Com quase nenhum vento e pouca corrente, a prova se tornou uma demonstração de resistência e tática.

As principais candidatas a medalhas seguraram o ritmo no início da competição e gradualmente ganharam ritmo ao longo da prova. A brasileira esteve sempre entre as primeiras colocadas, liderando a maior parte da prova.

A medalha de Ana Marcela foi a segunda seguida do Brasil na maratona aquática feminina, após o bronze de Poliana Okimoto na Rio 2016.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH721CK-BASEIMAGE